Estudantes da La Salle apresentam projeto sobre telas na VIII Femint

Sapiranga – Visando alertar os pais sobre os riscos do uso excessivo das telas para a visão das crianças menores de 10 anos, as alunas Isabela, Louise e Sophia da turma 401 do 4º ano da Emef La Salle, realizaram a apresentação do trabalho “SOS! Telas em ação agindo na nossa visão” na VIII Femint.
Com o auxílio da professora Monia Romaica Schnheider Scheffel, as estudantes perceberam que sua turma possuía um grande número de alunos com problemas de visão.

Ao questionarem seus colegas sobre o momento em que sentiam mais desconforto nos olhos, muitas vezes recebiam a mesma resposta. A conclusão das estudantes, então, foi de que a principal causadora do problema são as horas excessivas de tela.
A partir disso, decidiram realizar seu projeto com base nesse assunto, tendo em vista que o número de crianças com problemas de visão tem aumentado devido ao uso de dispositivos móveis.

Conscientização

O projeto com intuito de conscientizar as famílias foi realizado pelas alunas, através de um questionário destinado aos pais de seus colegas de turma.

Apesar de estarem cientes de que as telas podem interferir na saúde de seus filhos, grande parte dos pais afirmaram que permitem que as crianças passem de 2 a 4 horas utilizando aparelhos eletrônicos, excedendo o recomendado.

VIII Femint e I Femaee

O projeto foi exposto na etapa municipal da VIII Femint, promovida pelo município de Sapiranga, que foi realizada entre os dias 29 a 31 de agosto no Centro de Inovação, no espaço 20

Foi a primeira edição da Feira Municipal Integrada realizada de forma regionalizada, recebendo, também, trabalhos de cidades próximas. Junto com a Femint, foi realizada a I Feira Municipal de Ações Empreendedoras na Escola (Femaee), com objetivo de incentivar o autoconhecimento e desenvolver habilidades empreendedoras.

Foram exibidos 121 trabalhos de pesquisa, realizados por alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Relato das alunas sobre a produção do trabalho

“Adorei fazer, nunca tinha feito, foi uma experiência nova. O projeto é um alerta para os pais e familiares, que sabem dos danos na visão mas mesmo assim deixam seus filhos em frente às telas por bastante tempo.”
Isabela Ribeiro Fortes, aluna da Emef La Salle.

“Gostei muito, queremos mandar um recado para os pais se conscientizarem, foi muito legal fazer o trabalho, e entender os danos causados. Estamos depositando todo o nosso esforço na apresentação.”
Louise da Silva Mustardeiro, aluna da Emef La Salle.

“Gostei bastante de fazer o projeto, é bem educativo, principalmente para conscientizar os pais a não deixar sesu filhos muito tempo em frente as telas, e passar mais tempo com seus filhos.”
Sophia Fett Ferreira, aluna da Emef La Salle.