Estudantes com deficiência receberão apoio qualificado para demandas em atendimento

O evento teve tradução para a libras. Foto: Diego Land

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga lançou, na noite da última terça-feira (19), o Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami). O ato ocorreu no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck e contou com a participação de profissionais da rede municipal de educação.

 

O programa tem o objetivo viabilizar recursos de apoio qualificado, sistemático e regular para as demandas no atendimento dos estudantes com deficiência que frequentam as escolas municipais de Sapiranga. Por meio do Proami, será possível ter uma maior precisão na identificação das necessidades, melhor direcionamento para os atendimentos especializados, suporte para os trabalhos desenvolvidos nas escolas e monitoramento e avaliação de desempenho.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFICIENTE

Através de palestras, o Proami oferecerá, ainda, aprimoramento informacional acerca do neurodesenvolvimento e possíveis alterações que se mostram responsáveis pelas dificuldades na aprendizagem e funcionamento social.

Ele também auxiliará nas áreas de triagem, encaminhamento e atendimento das pessoas com deficiência, na qualificação dos processos de avaliação, classificação e orientação do atendimento especializado, bem como na organização dos planos de aprendizagem adaptados nas escolas, visando maior direcionamento das intervenções e padronização do monitoramento e avaliação.

ACOMPANHAMENTO

Com a assessoria do neurocientista prof. dr. Guilherme Nogueira, o programa será realizado através do Centro de Estudos e Aprimoramento do Conhecimento. A entidade que oferece atividades de ensino e aprimoramento do conhecimento na área de neurociência do comportamento e da aprendizagem.

MONITORAMENTO

“O Proami é estruturado e orientado por especialistas e vem para garantir a seriedade e idoneidade do trabalho realizado, além de criar e oferecer estratégias que qualifiquem o atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias”, explica a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler.