Estão abertas as inscrições para os cursos de 2021 no Cemeam de Sapiranga

Sapiranga – O Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (CEMEAM) é um recurso que o município oferece com uma estrutura idealizada para o contato com o meio ambiente. Ligado à Secretaria de Educação, ele pode ser utilizado pelos alunos da rede municipal como uma sala de aula ao ar livre e também oferece cursos gratuitos para adultos.

 

O espaço já está em operação desde 2005, mas sempre em constante adaptação, sempre buscando atender a comunidade da melhor forma. A estrutura comporta várias estufas e canteiros para cultivo de mudas, açúdes para cultivo e estudo de peixes, cozinha industrial para os cursos de culinária e as salas da sede também recebem cursos de artesanato.
Devido à pandemia, as visitas dos alunos passaram a ser restritas, mas o planejamento é voltar com as atividades aos poucos. “Temos o projeto Plantas Mágicas, onde durante nove semanas a mesma turma de alunos volta ao Cemean, uma vez na semana e acompanha o pantio até o processamento das plantas medicinais. Eles produzem sal temperado, vinagre, e levam essas receitas e a experiência”, conta a bióloga e diretora do centro, Fabiana Haubert. Outra atividade importante para a comunidade, oferecida pelo Cemeam, são os cursos profissionalizantes, neste caso, o foco são agricultores ou pessoas que querem melhorar a sua qualificação profissional e em consequência a sua renda. Os cursos também tiveram que ser remanejados, mas também estão retornando aos poucos e a agenda para este ano já foi divulgada, e o primeiro de ” Operação e manutenção de motosserra” já aconteceu nesta semana

Confira os demais cursos disponíveis:

De 28 a 30 de junho
Criação de peixes de água doce

De 13 a 16 de setembro
Artesanato Patchwork, unindo retalho de tecidos

De 27 a 1 de outubro
Artesanato, tingimento e pintura de tecidos

De 19 a 22 de outubro
Apicultura
(manejo básico)

De 16 a 19 de novembro
Introdução à costura e transformação de peças do vestuário (customização)

 

A oferta dos cursos profissionalizantes e gratuitos acontecem através da parceria da Prefeitura Municipal, com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Taquara. O Cemeam oferece a estrutura e a organização do curso (inscrições, contatos, acomodação), o sindicato indica alguém para aplicar o curso e o Senar custeia este profissional, que será sempre um especialista na área. “No de podas – que já fizemos bastante aqui- sempre vem o agrônomo, para o de plantas medicinais recebemos uma biológa formada em fitoterápicos”, conta Fabiana.
Os cursos duram o dia todo e variam de carga horária total. Todos os alunos que completam as atividades recebem uma certificação, que é sempre um diferencial no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas no contato (51) 3959-1007, diretamente no Cemeam.

Devido às restrições de lotação e também pela demanda de outros anos, é preciso fazer uma seleção dos temas. “Nós sempre fazemos de podas, cultivo de hortaliças, mas só conseguiríamos para uma turma muito reduzida. Por enquanto, também não podemos usar a cozinha, pois é necessária a proximidade nesse tipo de aula”, pondera Fabiana, que destaca que nas aulas de artesanato as classes já estão posicionadas respeitando o distanciamento.