Escolas municipais de Sapiranga trilham os Caminhos Pedagógicos da Diversidade Étnico-racial e Cultural

Foto: Departamento de Comunicação

Por Prefeitura de Sapiranga

Ao longo do ano letivo, a Diversidade Étnico-racial e Cultural fez parte do dia a dia das escolas municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o projeto Caminhos Pedagógicos, da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Os alunos da rede participaram de trabalhos e vivências que culminaram no evento ‘Espaços, Saberes e Possibilidades, que ocorreu na última quinzena de novembro, com exposição de trabalhos desenvolvidos durante todo o ano nas instituições de ensino.

Para possibilitar a inclusão da diversidade na rotina dos estudantes, a Smed montou uma comissão com um representante de cada escola. Esse educador se tornou o ponto de referência sobre o assunto na sua instituição. Desde o início do ano letivo, esse grupo passou por capacitações, palestras e formações sobre os mais diferentes assuntos que abrangem a diversidade, como a cultura gaúcha, povos indígenas, colonização germânica, a africanidade, entre outros.

A partir daí eles se tornaram multiplicadores dessas experiências, envolvendo toda a comunidade escolar. Em muitos desses trabalhos foi possível notar a participação dos pais dos alunos. A ideia de envolver as famílias partiu das próprias escolas e principalmente devido ao período da pandemia em que os alunos não tinham aulas presenciais. O maior desafio foi o da Educação Infantil, que era incluir essa temática com uma proposta que agregasse a participação dos pequenos. Os professores utilizaram-se de muita criatividade e propuseram trabalhos como a releitura de obras de arte, a busca pelas suas origens familiares, pintura de telas, confecção de cartazes e até confecção de bonecos.

“Na nossa escola, a proposta da confecção de bonecos surgiu com o objetivo de semear o amor e o respeito ao próximo. Desta maneira, abordamos a diversidade racial e cultural entre as famílias solicitando a criação de um boneco de tecido que representasse seu filho. Os alunos começaram a levar os ‘amigos’ para casa, permanecendo com eles por dois dias e enviando um registro desse momento. Na volta, eles foram higienizados e seguiram viagem para a próxima residência”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cinderela (Bairro Vila Irma), Ana Paula Campos.

Na Emei Arco-Íris (Bairro Voo Livre) foi oferecido um presente aos convidados da exposição, que podiam escolher um jogo de origem indígena conhecido por ‘5 Marias’ ou uma boneca abayomi juntamente de uma plantinha. “Essa plantinha foi escolhida com muito carinho, pois logo dará muitas mudinhas, assim como tudo o que está sendo semeado pelos Caminhos Pedagógicos: compartilhar, instigar e ressignificar”, ressaltou a professora Angela Machado da Silva, que contou que ganhou essa mesma muda em 2013 e desde então ela vem se multiplicando.

A equipe de supervisoras pedagógicas da Smed acompanhou de perto o resultado desse trabalho, visitando as escolas durante suas mostras. A expectativa para 2022 é que o trabalho de multiplicadores dessa comissão continue rendendo frutos, semeando conhecimento e ressignificando valores.