Escolas de Campo Bom são contempladas com impressoras 3D

Algumas novidades estão mudando o nível da educação de Campo Bom. Além dos chromebooks, já anunciados anteriormente, agora, algumas escolas contam com impressoras 3D, uma forma inovadora de incentivar os alunos a estarem inseridos no mundo tecnológico e a realizarem atividades diferentes do habitual.

 

Por meio de verbas federais provenientes da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, realizou a compra de 12 impressoras, uma para cada escola da rede municipal que possui o Ensino Fundamental completo e a disciplina de Educação e Tecnologia. O objetivo desta ação é que os alunos coloquem seus projetos em prática, desenvolvendo as atividades propostas em aula a um novo estágio. “A impressora vai concretizar aquilo que eles planejam, que eles programam. Esse é o grande objetivo nosso”, comenta a secretária de Educação, Simone Schneider.

Estas mudanças aplicadas na educação do município possuem um papel muito importante no desenvolvimento dos alunos, pois abriga muitas possibilidades distintas de ensino. “Agrega muito, principalmente porque é um equipamento mais versátil, mais moderno, de fácil manuseio, que vai estar à disposição deles”, situa o prefeito Luciano Orsi. No momento, apenas alunos do 8º e 9º ano estão realizando atividades com o novo equipamento.

Na Emef Rui Barbosa, um dos colégios da cidade a receber o novo item tecnológico, os alunos irão desenvolver um símbolo em referência ao aniversário da escola, que aconteceu no dia 8 de março. Todos os estudantes participaram da atividade, dando ideias e desenhando possíveis condecorações à data festiva. Após a escolha do desenho final, alunos do 8º e 9º ano irão materializar o item através da impressora 3D.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “É uma sequência dentro de todo um propósito que temos de transformar a cidade em uma referência em tecnologia no Vale dos Sinos. Tudo que é possível ter hoje de aprendizado, instrumentos e ferramentas, nós podendo colocar nas mãos dos alunos é muito importante”.

Simone Schneider, secretária de Educação. “É uma questão de inovação nas nossas escolas. Nós estamos inovando, nós queremos que o nosso aluno tenha o conteúdo essencial, mas que ele vá além, que ele possa buscar esse conhecimento. Por isso que estamos investindo muito na tecnologia”.

Aulas aos professores e a diversidade de atividades com a impressora

Na semana anterior ao retorno do período letivo, professores da disciplina de Educação e Tecnologia e os demais educadores que atuam em laboratórios de informática das escolas contempladas receberam um treinamento sobre como utilizar a nova impressora e como passar isso para os alunos. Esta atividade, conforme explica a secretária Simone, foi realizada pela empresa responsável pela venda dos equipamentos.

Quanto às ações que serão desenvolvidas, Simone pontua a liberdade que professores e alunos terão. “O que estamos fornecendo às escolas só vai fazer com que o nosso aluno busque o máximo que ele pode levar para a vida dele”. Para o prefeito Luciano Orsi, a ideia é aproximar todas as crianças a essa tecnologia, pois “através disso, desenvolve-se todo o processo cognitivo, se interfere em todas as questões de aprendizados das crianças”.