Escola Pinguinho de Gente recebe ampliação e vai atender nova faixa etária em Nova Hartz

Nova Hartz – Reforço à educação aliado a preocupação com as crianças. Com o andamento de mais uma obra, essa descrição pode ser atribuída à Prefeitura de Nova Hartz, que projeta a ampliação de mais uma escola no município.

 

Desta vez, quem recebe a atenção é a comunidade do bairro Centro, que vê uma nova construção tomar forma na Emei Pinguinho de Gente. A escola, que atualmente atende crianças do nível M1 e M2 (2-3 anos de idade), contará com três novas salas e, assim, estender a sua rede de atendimento educacional.

A intervenção é vista como necessária para além do cuidado demonstrado com a educação. A obra acontece também para extinguir a fila de espera de crianças na rede municipal e que hoje, apenas no nível B1 e B2 (0-2 anos de idade) conta com 150 pequenos nova-hartenses.

Seguindo nessa linha, as novas salas que serão construídas são justamente no nível mais crítico no que diz respeito a procura de vagas na educação, o setor infantil. Conforme a secretária de Educação, Veronice Zandoná, a previsão é que o novo espaço contemple turmas do B1 e B2.

Iniciada em outubro, a construção se encontra próxima da metade de sua totalidade. Com o cronograma estipulado para fevereiro do ano que vem, a ideia da secretaria é de que as melhorias sejam concluídas a fim de utilizar o novo espaço já para o ano letivo de 2023.

Toda rede infantil atendida

A preocupação com o ensino em Nova Hartz é prioridade, em especial, para aqueles que estão dando os primeiros passos na escola. Também em fase de construção, mas esta já mais adiantada, a Emei Dois de Dezembro é outra realização deste ano da Prefeitura de cuidados com a educação. Já existente no município, a escola muda de endereço para o Loteamento Belmonte, onde há uma carência de locais de ensino e a mudança da Dois de Dezembro ao novo endereço é visto como importante para a atual Gestão.

O antigo endereço não será desativado. O centro de educação da R. Valparaiso, nº 1076, Campo Vicente servirá como um anexo a escola, atuando como uma opção para o número de alunos existentes e evitando novos acúmulos na fila de espera.

Números da obra

57 – Este é o número de novos alunos que poderão ser atendidos com a construção das novas salas

R$ 220 mil – É o valor aproximado da obra. Todo o investimento provém de economias e recursos do município

112m² – Essa é a área total da construção, somando o espaço das três salas

0-3 anos – Esta será a faixa etária que contará com a cobertura da Emei Pinguinho de Gente após concluída a ampliação

Obra necessária e demanda atendida

William da Silva, secretário de Planejamento. “Devido a essa necessidade de abertura de novas vagas que viemos ampliando algumas escolas de educação infantil. No primeiro mandato, ampliamos a Mundo Encantado, realizamos algumas melhorias na Ursinhos Carinhosos, agora estamos construindo no Loteamento Belmonte. Acredito que ano que vem tenhamos novidade e mais coisas para área da educação infantil saindo do papel também”.

Veronice Zandoná, secretária de Educação. “É uma obra importante para o município. Hoje, a nossa maior demanda na educação infantil são os berçários 1 e 2, que são as crianças de 0-2 anos. É com essa demanda que vamos trabalhar. Pretendemos atender três turmas: dois B1 e um B2. Dessa forma, a Pinguinho terá todas as faixas etárias da educação infantil etapa creche. Vai melhorar qualidade e receber mais crianças”.