Escola de Arte e Educação; valorização dos jovens talentos de Campo Bom

Campo Bom – Desenvolver os dotes artísticos das crianças e adolescentes também integra o quadro de objetivos da Educação em Campo Bom. Para isso, existe a Escola de Arte e Educação (EAE), que com suas oficinas variadas e multitemáticas, instiga os potenciais dos jovens.

 

Somente neste ano, mais de 700 alunos de diferentes escolas do município se matricularam nos cursos oferecidos pela EAE. A escola, além dos projetos em contraturno, oferece atividades voltadas à comunidade, em mais uma ocasião onde o município se destaca por todo o Estado.

O desempenho da Escola de Arte e Educação recebe o auxílio dos 20 profissionais que compõem o quadro de colaboradores na equipe, orientados pela professora Franciele Maria Anezi, diretora do espaço. Nos diferentes segmentos de atuação, a escola participou de eventos em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e outros municípios do RS, sempre com destaques individuais e por equipe.

Reconhecimentos ao longo de 2023

Foram algumas participações especiais de Campo Bom, através da EAE, neste ano, em grandes eventos. A Orquestra Jovem (OJCB), por exemplo, participou da Caravana Federativa no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, evento que contou com a presença de ministros do Governo Federal e representantes de todos os municípios do Estado. Já os ginastas da escola marcaram presença no Troféu Sogipa, em Porto Alegre, e no GINASLÉO, em São Leopoldo, trazendo medalhas para o Pequeno Gigante do Vale.

Ainda tratando de ações a nível intermunicipal, a cidade teve seus alunos de dança da Escola de Arte e Educação no MUV, em Sapiranga, e no Sul em Dança, maior festival do Estado, que ocorreu em Porto Alegre. As apresentações também foram reconhecidas com entrega de medalhas aos bailarinos.

Como forma de valorização da dedicação, empenho e evolução de seus alunos, a EAE realizou um espetáculo no fim deste ano envolvendo os diferentes cursos ofertados. A ocasião contou com a participação de pais e responsáveis dos artistas da escola, que puderam contemplar o resultado alcançado pelos jovens campo-bonenses.

Lista de Cursos

Artes Visuais: ABC das Artes, Arte Artesanato, Desenho, Pintura em Tela, Exposição no Espaço Cultural Dr. Liberato.

Música: Baixo Elétrico, Bateria, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra, Música e Movimento, Teclado, Trompa, Tuba, Ukulele, Violão, Violino, Violoncelo, Vivências Musicais Orff, Trompete, Trombone e Bombardino;

Projetos Musicais: Coro Adulto e Coro Infanto, Banda Under Pressure e Orquestra Jovem De Campo Bom.

Dança: Ballet, Dança Contemporânea, Dança Estilo Livre, Dança Urbana, Jazz.
Projetos: Ritmos Para A Comunidade.

Psicomotricidade Relacional: Projeto Junto às Emeis e Emefs de Visitação E Vivências na Sala da Psicomotricidade.

Teatro

Ginástica Artística

“Caminhos para suas vidas”

Simone Schneider, secretária de Educação. “Investir na escola de Arte-Educação é permitir aos estudantes que descubram novas possibilidades de mundo e abram caminhos para suas vidas através da arte. Mais do que um trabalho pedagógico, a música, o teatro, desenvolvem essas crianças e adolescentes para a vida”.