Emei Guilhermina Blos recebe obras de ampliação em Campo Bom

Campo Bom – Uma das obras mais aguardadas pela comunidade campo-bonense é a da Escola Municipal de Educação Infantil Guilhermina Blos, no bairro Celeste. A instituição, que fica em uma área central da cidade, atendia mais de 200 crianças, porém, estava com o prédio já antigo e com problemas na rede de esgoto.
As melhorias eram uma reivindicação antiga da comunidade e o período de paralização das aulas em 2020, devido às restrições da pandemia, se tornou uma oportunidade para dar início às obras.

 

A escola está localizada em um terreno amplo, o que abriu ainda mais possibilidades para as readequações. O pátio, por exemplo, será dividido entre as faixas etárias, trazendo assim uma interação mais produtiva entre as crianças e também podendo adaptar cada espaço conforme a idade dos alunos das turmas correspondentes. O projeto ainda busca a otimização de outros espaços, como os fraldários e trocadores que ficaram estrategicamente entre os berçários, formando uma ala especial para esse tipo de atendimento. A cozinha foi totalmente remodelada e será equipada com novos itens, parte do mobiliário poderá ser reutilizado e também haverá aquisição de novas peças.
A expectativa da Administração é que a obra finalize em dezembro e a escola já possa estar em funcionamento para o início do ano letivo de 2022.

Será uma escola infantil com ginásio e biblioteca próprios, além da sala de psicomotricidade

Além da ampliação, com novas salas e buscando projetar cada espaço de maneira a ser mais produtivo no dia a dia de alunos e professores, a reforma trará alguns diferenciais para a Emei Guilhermina. A escola contará com uma biblioteca, sala de psicomotricidade e um ginásio, será a primeira escola de educação infantil a contar com essa estrutura.
“É um espaço onde nós poderemos trabalhar todas as habilidades e competência das nossas crianças com um espaço qualificado e moderno e com ótimas condições de trabalho para os profissionais. É olhando o pedagógico que nós pensamos em cada parte da nossa escola, para que nossos alunos sejam desenvolvidos de forma integral”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider. A ampliação vai possibilitar ainda, a criação de mais de 60 novas vagas para a educação infantil, relembra a secretária. “É uma obra que vai oportunizar uma qualidade muito maior ao trabalho realizado pela rede de ensino, nesse caso a educação infantil. Nós teremos salas amplas, reformadas, mais 4 salas de aula, com essa ampliação conseguiremos atender até 278 crianças, do N1 ao Pré 2”.

Luciano Orsi destaca a importância da obra

O prefeito Luciano Orsi comentou sobre as melhorias e o investimento realizado. “A comunidade seguidamente pedia um olhar diferenciado aqui para a escola Guilhermina, então fizemos a avaliação, ainda em 2017, junto com a Secretaria de Educação e decidimos, sim, que nós íamos investir recursos importantes tanto na reforma e ampliação da escola, que está ficando realmente com outro nível e condições de dar um aprendizado muito melhor, espaços mais adequados para as nossas crianças e também para os profissionais da educação”, ressalta. O ginásio da escola será mais uma opção para alunos de outras instituições, cita Luciano. “Um ginásio apropriado e moderno para poder fazer atividades das turmas dessa escola e também turmas de escolas próximas que poderão utilizar o ginásio. Na verdade, é um sonho nosso poder estar quase em fase de conclusão, esperamos até o final do ano estar terminando essa obra importante para nossa comunidade, onde investimos valor superior a R$ 1,5 milhões de recursos do município”.