Emef Marcos Silvano, de Campo Bom, realiza trabalhos com base no Jornal Repercussão

Por Mairan Pacheco

Campo Bom – Receber, semanalmente, a edição impressa do Jornal Repercussão, é combustível para despertar o interesse e a criatividade dos estudantes da Emef Marcos Silvano Vieira, de Campo Bom.

Com a supervisão da professora Ana Paula da Silva, e auxílio da profe Sônia, os alunos de 5º ano, turma 51, elaboram trabalhos das mais diversas formas, baseados nas páginas lidas em sala de aula.

Além de trabalhar a Língua Portuguesa, realizando interpretação de texto através de análises das matérias e reportagens em cada página, a turma utiliza o jornal em diversas disciplinas. A professora Ana instiga a criatividade dos estudantes, abordando anúncios publicados no jornal, e orientando as crianças a criarem sua própria propaganda.

Além disso, os alunos produziram uma linha do tempo, utilizando as matérias em destaque ao longo dos 10 anos do Grupo Repercussão. O material foi executado através de uma plataforma digital.

Educação e Tecnologia

Apesar de receber o Jornal Repercussão impresso em sala de aula, a turma não trabalha apenas com trabalhos físicos.

Utilizando a tecnologia e o interesse dos estudantes nessa área, a professora Ana Paula prende a atenção das crianças realizando trabalhos de forma digital, além de demonstrar materiais do próprio Grupo Repercussão em site e redes sociais.

A linha do tempo, executada pelos alunos utilizando materiais do Jornal Repercussão ao longo dos 10 anos de história, foi produzida através de uma plataforma digital. A montagem da apresentação em forma de slides instigou a criatividade e organização dos estudantes.

Diversas áreas abordadas em sala

A professora Ana Paula da Silva destaca a importância da interatividade dos alunos com o jornal impresso. “A gente trabalha semanalmente com o Jornal Repercussão, aproveitando as notícias da cidade e da região. Então, além da leitura e interpretação de reportagens, a gente faz trabalhos que despertem, também, a criatividade deles, para que eles possam participar de outras maneiras, criando seus próprios textos a partir do que lêem. Fazemos um aproveitamento em todas as disciplinas utilizando o jornal”, declara.

Jornal impresso desperta o interesse e criatividade dos alunos

“Eu acho muito bom, porque trabalhamos muito com a criatividade para fazer os trabalhos. A gente tem muitas ideias legais na hora de fazer os trabalhos que a professora pede e isso é bem legal”, destaca a aluna Isadora Escher.

“Eu acho muito legal, porque quando pegamos o jornal, vemos que temos tantas coisas legais para ler. Eu me sinto bem feliz fazendo os trabalhos”, declara o estudante Thiago Freitas.

“Quando a gente faz esses trabalhos, é em grupo, então é uma experiência bem legal, eu gosto muito de trabalhar com o Jornal Repercussão. Eu gosto muito de ler a página de esportes e a de polícia”, destaca o aluno Yuri Pacheco.