Emef 25 de Julho, de Sapiranga, celebra os 71 anos de história neste domingo

Foto: Divulgação/Prefeitura Spairanga

Sapiranga – A imigração de famílias vindas da Alemanha, no início do século XX para a região de Sapiranga, então Distrito de São Leopoldo, trouxe a necessidade de se ter uma escola, devido ao grande número de crianças. Organizar um espaço onde elas pudessem estudar era fundamental aos novos moradores.

Assim, em 1939, foi inaugurada a primeira escola na comunidade da Picada São Jacó, intitulada Aula Municipal. O professor ia até o local a cavalo, o que dificultava a locomoção. Então, em 1953, foi construída uma nova escola, com dependências para que o professor pudesse morar, esta situada na rua da Igreja, 1360, na Picada São Jacó.

Em 13 de março de 1953, através do Decreto Estadual nº 3871, foi denominada a Escola Rural Isolada de Picada São Jacó, que em 1980 passou a se chamar Escola Municipal de 1º Grau Incompleto 25 de Julho e, em 1997, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 25 de Julho.

Neste ano em que completa 71 anos de história, a direção e a Associação de Pais e Mestres (APM) da Emef 25 de Julho organizam uma grande festa de aniversário, para mostrar a importância da valorização das histórias de vidas construídas no Morro Ferrabraz. A festividade ocorre neste próximo domingo (21), no Barracão da Comunidade da Picada São Jacó, às 10h, com venda de cartão.

Atualmente, a Emef 25 de Julho conta com 33 alunos do jardim ao 5º ano, divididos em duas turmas. Pela manhã, o ensino fundamental e à tarde a educação infantil. A escola ainda conta com professora do ensino globalizado e da educação infantil, professor de educação física, professora de inglês, linguagem e lógica, além de projetos de música, badminton e xadrez.

Por Prefeitura Sapiranga