Em meio à quarentena, CIEP, de Sapiranga, propõe tarefas com o Jornal Repercussão para os alunos

Jornal Repercussão serve de apoio no ensino dos alunos - Foto: Arquivo pessoal.

Sapiranga – Em tempos onde o isolamento social é a garantia para a boa saúde da população, todas as relações se adaptam para que passem este período da forma mais tranquila possível. Pensando nisso, as escolas, professores e alunos estão se adaptando para garantir a continuidade do ano letivo, mesmo com a distância. No Instituto Estadual Professora Nena – CIEP, em Sapiranga, os alunos do 4º ano estão aprendendo com o auxílio do Jornal Repercussão.

A professora Karin Muller explica que no quarto ano do Ensino Fundamental se trabalha diversas questões relacionadas ao município, geografia, história, cultura, lazer, pontos turísticos, estrutura política e organizacional, e o jornal foi o meio que a professora encontrou de trazer tudo isto para os alunos. “O jornal foi o meio que encontrei para que eles manuseassem o assunto Sapiranga. Ali dentro do jornal eles vão encontrar bastante coisa que nós tratamos sobre o nosso município, eles vão encontrar a parte política, a parte de esporte, eles vão encontrar notícias referentes a questão do vírus, eles vão encontrar assuntos de lazer, eles vão encontrar imagens, eles vão reconhecer (a cidade)”, conta Karin. A atividade é realizada por Karin e Shaiane de Almeida, aluna estagiária do Instituto Estadual de Sapiranga.

Palavras-chave auxiliam a pesquisa

Karin explicou a dinâmica proposta aos alunos e famílias: “Eu dei palavras-chave para eles como um roteiro de pesquisa, como por exemplo, ‘hospital’, então eles têm que procurar dentro do jornal alguma gravura, alguma notícia, ou mesmo a palavra hospital. Dei várias palavras, como hospital, posto de saúde, prefeitura, vereadores, parque, bairro, Morro Ferrabraz, são palavras que eu lancei para eles, como um roteiro, um norte pra eles saberem o que procurar.”

Jornal Repercussão no dia a dia da escola

O Jornal Repercussão já faz parte da metodologia de ensino da prof. Karin e do próprio CIEP. “Eu uso sempre o jornal como material de pesquisa dentro da sala de aula. Na escola recebemos o jornal, então fica fácil introduzir o assunto, trabalhar com ele em sala de aula, mandar o jornal para casa, agora, eu tive o desafio de pedir que os pais providenciassem o jornal”, explica Karin. Margith Schwingel, diretora do CIEP, afirma: “na verdade todos os anos estão envolvidos, pois o jornal Repercussão é muito rico e eclético nos assuntos, então acaba envolvendo a todos”.