Dia do estudante: a importância da pesquisa científica no aprendizado

Sapiranga – Alunos são protagonistas do ensino, independentemente da sua forma de pensar e aplicar o conhecimento – crítico ou não – adquirido em sala de aula. Desde as primeiras séries escolares, eles são estimulados a questionar o que muitas vezes parece ser o óbvio. No entanto, não há nada de errado, afinal construir pensamentos e ideias também passa por questionar o inquestionável. Em um futuro não muito distante, eles serão as cabeças pensantes da sociedade e esse é um processo fundamental.

 

E esse ponto de partida do protagonismo, de qualquer fase do ensino, passa pela autogestão da aprendizagem. Quando se faz uma análise do ponto de vista da pesquisa científica, são os estudantes, obviamente com o auxílio de professores, que assumem uma postura investigativa e estudam situações sobre os mais variados fenômenos do cotidiano ou eventos naturais que intervêm em nosso dia a dia. Eles buscam respostas simples – e complexas – para aplicar às mais diversas questões de temas escolhidos por pesquisadores. Então, a partir de metodologias científicas, os alunos buscam encontrar respostas e soluções para esses ‘problemas’. Afinal, isso é pesquisar.

Em Sapiranga, tanto a Escola São Mateus quanto a Escola Duque de Caxias buscam fazer esse papel com maestria. O objetivo de ambas é o diálogo, a criatividade e a construção de trabalhos que visem o protagonismo em feiras regionais científicas. Tudo isso paralelo aos valores fundamentais de aprendizagem exercidos em sala de aula.

Como mencionado anteriormente, esses estudantes vão compor não só um mercado de trabalho, como, também, a sociedade pensante dos próximos anos. E o estímulo ao raciocínio e à pesquisa os tornará ainda mais concorrentes e atuantes ao mercado de trabalho. Mercado, esse, que busca, cada vez mais, profissionais com conhecimentos teóricos aliados à prática, premissa da pesquisa científica, que propicia a produção de novas ideias e conhecimentos. O indivíduo se torna muito mais competente e capacitado para o desempenho de suas atividades.

A São Mateus busca garantir que o aluno atue como protagonista em sua vida escolar, assumindo maior responsabilidade por sua aprendizagem, sob a tutoria de seus professores. Na pesquisa científica, eles buscam uma postura investigativa, estudam situações sobre os mais variados assuntos e procuram por respostas simples e aplicáveis a problematizações relacionadas a questões de vida de cada um.

“O grupo conseguiu, brilhantemente, esclarecer que o autismo não é uma doença, mas sim, uma condição. Entenderam o real significado da palavra ‘pertencimento’ e deram um show de iniciação científica”, disse a professora Jordana Leuck, orientadora do grupo destaque na Categoria I da Multifeira 2023.

“No Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11), celebramos aqueles que são os protagonistas do nosso futuro. Com determinação e curiosidade, vocês é que moldam o nosso amanhã por meio do aprendizado. Cada descoberta, cada desafio superado é um passo em direção a um mundo mais brilhante e promissor. Ser estudante no Duque é isso, compromisso com o conhecimento e o desenvolvimento integral do cidadão. Cada um com sua individualidade constrói o sucesso da coletividade. #DiaDoEstudante #ProtagonistasDoFuturo”, explica Edinei Daniel Steffen, diretor da Escola Duque de Caxias.