Controle de finanças pessoais premiou alunos e professora da EMEF La Salle

A difícil realidade financeira vivida por muitas famílias motivou a professora de geografia, Vanderlize San Martins de Lima, a desenvolver um projeto junto com alunos para incentivar o controle de finanças pessoais.
Docente na EMEF La Salle, no bairro São Jacó, a professora apresentou a ideia aos alunos, a qual foi muito bem aceita. Desenvolvida em parceria com outras disciplinas o projeto Endividados ganhou destaque e já rendeu premiações e participações em feiras estaduais e nacionais. “A ideia do projeto surgiu no mês de abril do ano passado, quando trouxe aos alunos uma reportagem citando que quase 77% da população brasileira estava endividada”, resume Vanderlize.

Os alunos do oitavo ano desenvolveram um aplicativo para o controle das finanças e o projeto foi evoluindo. “Participamos de feiras aqui na cidade e fomos nos credenciando para participar de feiras em outros estados”, cita a professora. Além do Rio Grande do Sul, professora e alunos já apresentaram o projeto no Paraná e Pernambuco.

“Agora vamos para Brasília apresentar nosso trabalho”, cita Gabriel Lima de Oliveira, filho da professora e integrante do projeto. Além de Gabriel, Henry Mignoni Constantino e Djeimisom da Costa de Ávila estão envolvidos no projeto, que segue em evolução. “Nosso aplicativo ainda não está diponível para download e procuramos empresas parceiras que queiram apoiar essa ideia para dar seguimento”, cita Henry.

Além das participações em feiras, o projeto Endividados garantiu a Vanderlize o 1º lugar no Prêmio Bei de Educação Financeira para Escolas Públicas, em São Paulo. A professora era a única representante do Estado na disputa e recebeu um prêmio de R$14 mil, além da oportunidade de conhecer a Bolsa de Valores.

Palavra dos atores

Houve um envolvimento dos alunos, mas também das famílias. Buscamos levar essa conscientização para dentro da casa dos alunos para que possamos diminuir o número de pessoas endividadas” – Vanderlize San Martins de Lima, professora da EMF La Salle.

Eu consegui entender mais sobre economia e também o que o nosso país enfrenta e realmente ter uma noção de educação financeira” – Gabriel Lima de Oliveira, aluno da EMEF La Salle.

Foi bem importante participar do projeto, principalmente por ser um tema que está muito em alta pela questão do endividamento das famílias” – Djeimisom da Costa De Ávila, aluno da EMEF La Salle.

Eu consegui aprender um pouco mais sobre o cuidado com o dinheiro e conscientizar minha família sobre a importância do cuidado com os gastos com o cartão de crédito” – Henry Mignoni Constantino, aluno da EMEF La Salle.