Coletivo Educador de Sapiranga inicia Programa Lixo Zero nas escolas

Sapiranga – O Coletivo Educador é uma iniciativa que une as secretarias municipais de Educação (Smed) e Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), buscando alternativas para disseminar, entre os alunos, conceitos e práticas de educação ambiental. O grupo de multiplicadores possui um representante de cada unidade, da educação infantil e de ensino fundamental, se reunindo mensalmente.

Nesta semana, ocorreu a segunda reunião do ano, no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), onde foram discutidas as estratégias de implantação nas escolas do Programa Lixo Zero. O objetivo é que as escolas emitam o mínimo possível de resíduos e, o que for gerado, seja destinado corretamente para reutilização ou descarte adequado. “O membro do Coletivo Educador participa aqui das reuniões e leva a ideia até a sua equipe lá na escola. A partir daí inicia a sensibilização para que o tema seja trabalhado. Já falamos do planejamento inicial na primeira reunião, em março, e têm colegas que já estão aplicando”, explica a diretora do Cemeam, Fabiana Haubert.

Uma das escolas que já começou a disseminar a ideia do Programa Lixo Zero é a Emei Arco-Íris, através da professora Regina Bueno. A turma de Maternal 3B já está aprendendo sobre a separação de resíduos, que é um dos primeiros passos para a destinação correta. Como ainda não são alfabetizados, os alunos se guiam pelas cores do recipiente para saber qual o local exato.

Cada multiplicador precisa iniciar o projeto em uma turma modelo e depois adaptar as atividades na escola toda. O Coletivo Educador tem os seus encontros mensais no Cemeam na última quinta-feira de cada mês.

Por Prefeitura Sapiranga