Centro Sinodal de Ensino Médio – Duque está com matrículas abertas para turmas de EJA e curso técnico

O grande diferencial do Duque para as turmas de EJA é o ensino individualizado e dividido por matéria. “O aluno se matricula por disciplina, cada um dentro da sua possibilidade. Cada noite é uma disciplina. Assim, não impede o aluno de atender outros compromissos. Às vezes está fazendo um outro curso, o que não impede de terminar o Ensino Médio” explica Simone Mergener, coordenadora da EJA. A escola ainda faz aproveitamento de disciplinas já cursadas em que o aluno obteve aprovação. Basta levar o histórico até a escola para análise. A prática facilita e motiva os alunos, que podem finalizar o ensino médio em menos tempo, com o aproveitamento de disciplinas. Ainda há possibilidade de bolsas de 50 e 100%. Para requerer, o aluno deve preencher um formulário, que pode ser retirado na secretaria, e anexar alguns documentos, conforme instrução da escola.

Simone reitera a individualização do ensino e as turmas de cerca de 20 alunos. “Todos os professores têm experiência com EJA, são formados na área e há anos trabalham com esse público. A gente quer dar condições para esse aluno continuar em um técnico ou ir para a faculdade. Temos aula de fato, presencial, professor explica conteúdo e fazemos questão de individualizar o atendimento e esclarecer as dúvidas”, salienta. A título de ilustração, a coordenadora disse que uma das alunas que se formou em 2018, obteve pelo SISU, a 1ª colocação para cursar Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas, na Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.

Outro grande diferencial na escola, são as turmas com alunos de diferentes idades e realidades, assim como inclusões. “Já tivemos cadeirantes e deficientes visuais. Trabalhamos com todas as possibilidades, sem limite de idade. Isso que também dá a vivência ao aluno”, destaca Michels. Realidade comprovada e vivida por Eduardo, que confessou ter aprendido, com colegas mais velhos, e se tornar uma pessoa melhor.