Campo Bom trabalha cidadania em sala de aula por meio da Educação Fiscal

Campo Bom – Ser educado financeiramente e com consciência fiscal vai além de conhecer e calcular impostos, juros, inflação e outros conceitos.

 

Esse é o propósito do projeto Educação Fiscal e Financeira, desenvolvido na rede municipal de ensino de Campo Bom. E para compartilhar práticas, desenvolver atividades e construir novas possibilidades para o trabalho fiscal nas escolas, na quinta-feira (11), os disseminadores do projeto se reuniram no Ceu Sady Arnildo Schmidt.

O prefeito Luciano Orsi ressalta a importância dessa ação, enfatizando a função social do tributo, sua importância para a saúde, a educação, a segurança e os direitos sociais, bem como o consumo consciente e o planejamento de vida. “Trabalhar com a Educação Financeira traz um grande ganho aos nossos estudantes, pois propicia o desenvolvimento de reflexões, senso crítico e ações diante do planejamento de vida”, diz o prefeito.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, reforça que o tema vem sendo desenvolvido em toda a rede municipal. “As atividades em sala de aula ajudam as crianças a desenvolverem, desde cedo, autonomia, consciência ética e financeira de seus direitos e deveres na sociedade e, principalmente, cultivar o hábito da leitura da realidade e gerenciamento de suas necessidades cotidianas”, observa a secretária.

Essa prática cidadã é desenvolvida desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. São atividades que fortalecem a formação ativa dos cidadãos, desenvolvendo competências essenciais para a transformação da sociedade. Tais ações educativas provocam reflexões e práticas para que os alunos trabalhem com a habilidade de posicionar-se corretamente diante dos recursos, reflitam e compreendam a realidade, promovam a cidadania e a construção de valores e seres humanos responsáveis.

Por Prefeitura de Campo Bom