Campo Bom retoma obras na EMEI Firenze e contempla comunidade local

Campo Bom – Uma nova escola em construção para atender diretamente uma microregião. Assim pode ser descrita a EMEI Firenze, que está sendo erguida no bairro de mesmo nome e vem para suprir uma demanda solicitada pela comunidade.

 

Com uma pausa obrigatória por rompimento de contrato, as obras da escola foram retomadas em agosto e já atingem 30% de conclusão. Avaliada em mais de R$ 5 milhões, a construção recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Essa relação entre FNDE e SMEC proporciona, inclusive, uma escola “padronizada”.

Esse padrão contará com área coberta, refeitório, pátio interno, sete banheiros masculinos e femininos, sala de professores, recepção, diretoria, toda a parte do administrativo e cinco jardins externos, tudo isso em uma área de 1300 m². O prazo de execução da obra é de um ano, que deverá ser concluída em agosto de 2024.

Alta demanda

Secretária de Educação em Campo Bom, Simone Schneider comenta sobre a obra, especialmente relacionando-a à demanda da educação infantil. “É uma demanda muito grande para nós. É uma parte de Campo Bom que não conseguimos suprir as vagas. Essa parte do bairro Firenze, toda, não temos escolas que consigamos suprir a vaga. Conseguimos (com a nova escola), com certeza, vir a atender toda a demanda com a EMEI Firenze”, cita ela. A unidade atenderá 188 alunos, contemplando desde o N1 até o Pré-2, dos 0 a 6 anos.

Fase da construção

Por se tratar de uma construção e um solo em declínio, a obra apresenta uma atenção especial. Quem aborda esse contexto é a secretária de Obras campo-bonense, Gênifer Engers, que detalha o andamento dos trabalhos. “Neste momento estão fazendo a cobertura metálica da parte do telhado de uma das áreas. São dois prédios, onde depois vão ficar unificados. Terminaram toda a parte do reboco e, agora, vão fazer essa estrutura para poder trabalhar independente do tempo”, comenta Gênifer, que menciona uma readequação do projeto, onde uma nova fachada foi projetada, como acontecimentos da obra.

Números da educação até 2024

A construção da EMEI Firenze é comemorada pela Administração Pública não somente pelo atendimento à comunidade local, mas pelos números atingidos. Com a conclusão, o município estará oferecendo 748 novas vagas desde dezembro de 2016 até 2024, e a capacidade total nas 24 EMEIs será de 3691 alunos. “É uma obra importante porque ela traz para o bairro Firenze, que é um bairro estruturado, e fica um pouco longe do Centro da cidade, a condição dos pais poderem sair de casa deixando suas crianças na escola com segurança, tranquilos, com todo o cuidado”, descreve o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.