Campo Bom retoma as aulas presenciais, e Nova Hartz se prepara para a volta

Na educação infantil de Campo Bom, pais podem escolher se aluno deve ou não usar máscara durante as aulas - Foto: Henrique Ternus

Região – Com muita expectativa por parte dos professores, pais e diretorias, as escolas da rede municipal de Campo Bom retomaram as atividades para o ano letivo de 2021 nesta quarta-feira (17). Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental voltaram às aulas seguindo protocolos de segurança, que foram definidos pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE), para garantir a segurança de todos.

Além disso, os pais puderam optar entre o retorno presencial às instituições de ensino ou pela educação à distância, de acordo com o modelo híbrido organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Como o aluno estará na escola em apenas um turno, portanto, o restante da carga horária precisará ser complementado com atividades remotas. Cada escola vai receber um número limitado de alunos por turno, com até 50% da capacidade máxima de ocupação por sala de aula.

Os estudantes receberam máscaras de tecido e os professores, além das máscaras, um protetor facial de acrílico. Cada escola terá à disposição álcool gel, totem dispensador de álcool gel, borrifadores de álcool, álcool líquido 70%, dispensadores de parede para álcool gel, dispensadores de parede para sabonete líquido, tapete sanitizante, termômetro corporal infravermelho, fitas demarcatórias para piso, fitas para isolamento de ambientes e lixeiras com tampa e acionamento de pedal.

Expectativa grande

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amarelinha, do bairro Porto Blos, Daniele de Lima, falou sobre a expectativa para o retorno às atividades. “A escola não tem vida sem os alunos, principalmente os nossos, que são pequenos. Então, a expectativa de todos, tanto da equipe da escola quanto da comunidade, era muito grande. Nos preparamos com as adequações, seguindo os protocolos de higiene, e foi muito bom voltar. Tem aquela pontinha de receio, mas com a vontade que dê certo. Tivemos reuniões online com os pais e a recepção foi tranquila. Dos 152 alunos matriculados, cerca de 130 estão retornando. Eles esperavam por esse momento, após um ano atípico. Eles precisam viver essa etapa da infância”, afirmou.

Camila Trentini, professora na EMEI Amarelinha. “Sentimento de ansiedade, um pouco de insegurança, mas a gratidão e a felicidade de ver as crianças aqui não tem preço. Tinha certeza de que quando visse o primeiro rostinho ficaria tranquila com o retorno.”

 

 

Simone Schneider, secretária de Educação de Campo Bom. “Tivemos tempo para nos organizarmos e podermos retornar com praticamente todos os alunos de forma presencial, no formato que é possível para este cenário de pandemia.”

Nova Hartz preparada

A secretária de Educação de Nova Hartz, Veronice Sá Zandoná, afirmou que o retorno no município será na segunda-feira (22), e a expectativa é que tudo dê certo. “Já tivemos reunião com as equipes diretivas e a vigilância sanitária já promoveu formação com as equipes diretivas, cozinheiras e serviços gerais. As escolas receberam os EPIs. O que estava ao nosso alcance foi feito, agora é esperar começar”, disse.