Campo Bom projeta investimento de R$ 2 milhões em escola no bairro Aurora

Campo Bom – Sempre em busca de oferecer qualidade nos ensinos e comportar toda demanda, a Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação, prepara obras de ampliação da Emef Edmundo Strasssburguer.

 

As mudanças ainda aguardam superar a etapa de licitação, mas a obra é muito esperada pela comunidade escolar e pelos pais e alunos da instituição. Atualmente, as aulas na Edmundo vão até o 5º ano em tempo integral. Com a reforma, a grade de ensino será estendida até o 9º ano, possibilitando que os estudantes possam concluir o Ensino Fundamental sem sair do bairro Aurora.

A obra, conforme explica a secretária de Educação Simone Schneider, era um antigo pedido da comunidade. “Para nós, é motivo de muita alegria chegarmos no momento de ampliação da Escola Edmundo Strassburguer. Há muito tempo viemos buscando, trazendo isso com projetos. Vai levar ainda o ano que vem para que tenhamos tudo concluído e poder atender a comunidade que há muito tem pedido”.

Com a ampliação concluída, a escola passa a contar com mais seis salas de aula, um depósito, um novo conjunto de banheiros, lavanderia, além da possibilidade de realocar sala de informática, secretaria e diretoria.

Zerando lista de matrícula e aumento no número de alunos; panorama da obra de ampliação

Atualmente, a Emef conta com o apoio de outra escola do bairro Aurora para realização de suas atividades. A Emei Estrelinha Azul, que fica a menos de 500m da Edmundo, sedia aulas do 1º ano da escola de Ensino Fundamental.

Outra possibilidade que surge a partir da ampliação é referente ao número de alunos na escola. Atualmente, 217 estudantes cursam o Fundamental na Edmundo. Com a instalação de seis novas salas, este número deve aumentar. A calcular a média de alunos, estipula-se que possam haver novos 200 estudantes na Edmundo, um passo importante para a educação no município.

Também relacionado ao aumento de salas, a matrícula escolar deve contemplar algumas crianças. Conforme a própria diretora da EMEF, Aline Monteiro, a escola possui alunos na fila de espera. Com a ampliação, estas vagas devem ser preenchidas.

Educação perto de casa

No atual formato da Edmundo e com o cenário de salas como está, os estudantes precisam continuar o Fundamental em outra instituição. “A comunidade espera muito (a ampliação). Hoje a maioria desloca para o CEI, então para os pais, também, a logística melhora”, cita a diretora Aline.

Ainda sem previsão de início, a ampliação tem seu cronograma de execução estipulado em 12 meses. Desta forma, como aponta a secretária Simone, o “Ensino Fundamental, 6º ano, começando em 2024” é objetivo da gestão. A previsão da ordem de início é de que ocorra no fim de agosto e o início de setembro.

Para sua realização, a obra exige um investimento superior a R$ 2 milhões. A Administração Pública, entretanto, usará um recurso federal para execução das instalações e demais procedimentos, o Salário Educação.

“Valoriza muito”

A EMEF Edmundo Strassburguer já possui um destaque especial. É nela onde ocorre o “Joga Aurora”, projeto da marca Nike junto de uma universidade do estado, onde alunos recebem materiais esportivos e realizam atividades físicas sob o cuidado dos instrutores.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), comenta sobre as intervenções que serão realizadas na escola municipal. “A Escola Edmundo tem um grande número de alunos e é uma comunidade que valoriza muito fazer o seu ensino e ter o seu atendimento no próprio bairro. Tínhamos, muitas vezes, que deslocar alunos para completar o Ensino Fundamental. Com a ampliação, conseguimos atender todos os alunos no próprio bairro. Com isso, podemos ter eles próximos de suas famílias e , ao mesmo tempo, com ensino de qualidade”.