Campo Bom prevê a entrega de uniformes escolares para estudantes da Educação Infantil

Foto: Lucas Unser/PMCB

Campo Bom – Mais um passo em direção à igualdade dos alunos da rede municipal de educação. Essa é a descrição da nova ação da prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Campo Bom está encaminhando os processos para distribuição de uniformes escolares a todos os alunos das escolas de educação infantil do município. A ação segue a inciativa realizada em 2023, quando todos os alunos do ensino fundamental receberam o benefício.

Desta vez, os alunos de N1 à pré-escola recebem os uniformes, contendo o brasão do município como forma de identificação de cada estudante. Além disso, constam, em cada peça, o nome da escola onde o aluno é matriculado, padronizando as vestimentas das crianças.

Segundo a Secretaria de Educação, os alunos das creches vão receber sete peças de roupa, entre camisetas de manga longa, manga curta e casaco. Já os estudantes de pré-escola, receberão os uniformes de acordo com o padrão de ensino fundamental (camiseta, calça, bermuda e casaco).

O diferencial entre as modalidades na faixa etária da educação infantil se dá em vista do desenvolvimento das crianças. Os bebês e as crianças até 3 anos farão o uso diário no cotidiano das escolas, sendo possível a troca e repasse na organização com a direção conforme o contrato de uso do mesmo, firmado com as famílias.

Investimento e licitação

A Secretaria de Educação prevê o investimento de cerca de R$ 700 mil para aquisição das peças de uniforme para distribuição aos estudantes das Emeis. O processo de compra ainda está em trâmites internos na pasta.

Para participar do processo licitatório, as empresas devem desempenhar atividade de confecção de uniformes, além de atender às exigências quanto à documentação requerida e possuir cadastro ativo junto ao Órgão Provedor do Sistema, no site portaldecompraspublicas.com.br.

O prazo de entrega dos uniformes será definido através de edital, iniciando pelas peças de verão e ampliando o prazo para os itens de inverno.

Uniforme é inclusão social e economia

“Nosso trabalho foi muito focado na questão da inclusão. Nós trabalhamos muito forte a questão da inclusão social e acredito que o uniforme represente isso também, porque todos são iguais e merecem o mesmo atendimento”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

“A conquista dos uniformes para os alunos do N1 ao nono ano é um exemplo do quanto pensamos na igualdade de oportunidade para os nossos alunos. Isso faz com que tenhamos uma inclusão social com olhar carinhoso para os estudantes”, reforça a secretária de Educação Simone Schneider.

“Com certeza o uso do uniforme também na educação infantil da rede municipal traz mais tranquilidade para nós, pais, em relação à grande demanda de roupas que as crianças precisam nas faixas etárias da educação infantil, em função do crescimento e atividades de exploração. O fato de as crianças estarem ganhando as primeiras peças do uniforme faz com que as famílias repensem a importância e o tanto que será economizado ao longo ano”, celebra Renata Hammel Schelle, mãe de uma aluna da Emei Sempre Viva.

Por Mairan Pacheco