Campo Bom estimula o empreendedorismo dos estudantes

Campo Bom – Empreender faz parte da grade curricular das escolas da rede municipal de Campo Bom, o que mostra que criar o seu próprio produto pode ser praticado desde cedo. Na terça-feira (03), 100 alunos de 9º anos das escolas 25 de Julho, Lúcia Mossmann, Morada do Sol, Rui Barbosa, Duque de Caxias, CEI, Santos Dumont, Presidente Vargas, Borges de Medeiros e Marcos Silvano apresentaram o resultado dos projetos de seus próprios negócios no Feevale Techpark. A apresentação do “pitch”, como é chamada a etapa onde os estudantes explicam suas ideias para uma banca de avaliadores, foi possível com a parceria entre a Prefeitura e a Universidade Feevale.

“É um trabalho conjunto que vem gerando frutos para a nossa educação e, futuramente, para a geração de emprego e renda do município. Tantas ideias sendo trabalhadas e desenvolvidas desde cedo vão, a longo prazo, se transformar em novas possibilidades de negócios”, comenta o prefeito Luciano Orsi.

Ao todo, 14 grupos apresentaram seus projetos, indo de ideias que visam aproximar artistas iniciantes que precisam de divulgação dos seus trabalhos até um aplicativo que busca promover a prática de atividade física entre os adolescentes, reduzindo o sedentarismo nessa faixa etária. As pesquisas e validações foram acompanhadas por 10 professores do ensino fundamental de Campo Bom e orientadores da Feevale.

A secretária de Educação, Simone Schneider, que sempre falou sobre a importância de se trabalhar a inovação e o empreendedorismo no ambiente escolar, destacou o valor da superação. “É um aprendizado muito grande (se superar). Sigam levando esses exemplos e oportunidades para a vida pessoal e profissional de vocês. Agradeço essa parceria de mais um ano com a Feevale, que está contribuindo para esse crescimento tão rico na aprendizagem dos nossos alunos”.

Após as apresentações, foram premiados os projetos melhor avaliados pela banca. Em primeiro lugar ficou o “GUG”, da EMEF Rui Barbosa, aplicativo que busca reduzir o índice de sedentarismo entre os adolescentes; em segundo lugar, foi o projeto “I pet care”, de alunos da EMEF 25 de Julho, site com informações para ajudar tutores de animais que sofrem de transtornos mentais, como estresse e depressão; e em terceiro lugar o “Bike Pass”, de alunos da EMEF Borges de Medeiros, aplicativo de mobilidade urbana com bicicletas espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

Por PMCB