Campo Bom é destaque na educação com o tempo integral nas escolas

Campo Bom – Estudo como ferramenta de desenvolvimento social. É com essa premissa que Campo Bom se posiciona no cenário da educação, oferecendo tempo integral em 30 de suas 43 escolas, onde mais de 4200 alunos utilizam deste formato.

 

Realizando diversas atividades, a integralidade dos estudos serve não só como reforço escolar e melhores resultados na aprendizagem, mas, também, para o acolhimento de alunos em comunidades com maior risco de crianças em situação de vulnerabilidade social. Com base nos índices estipulados pelo Plano Nacional de Educação, Meta 6, a cidade do Vale do Sinos supera as expectativas e, mais uma vez, dá sinais claros de valorização ao futuro de seus cidadãos.

O momento integral também responde por qualidade de vida. Nas escolas em questão, os alunos realizam, ao menos, três refeições diárias, incluindo o almoço; na educação infantil, onde essa modalidade apresenta os maiores indicadores, são quatro pausas para o lanche.

Para o desempenho da proposta abordada, o município utiliza de um currículo integrado, onde as áreas de conhecimento e as atividades complementares ocorrem de forma sequencial durante o dia. Contando com professores, na maioria das escolas com este método, que oferecem dedicação exclusiva aos educandários, os diferenciais de cada estudante recebem toda a atenção e as valências individuais afloram através de atividades particulares em cada escola.

Diferenciais de cada escola

Direção EMEF Emílio Vetter: Um dos aspectos mais notáveis da nossa escola é a ênfase nas atividades realizadas no pátio da escola em contato com a natureza, permitindo que os alunos aproveitem os diferentes espaços, dentre eles, o barranco, o espaço preferido dos alunos, seja para momentos de leitura ou de brincadeiras construídas por eles mesmos, utilizando elementos da natureza. Essa abordagem reconhece a importância do ambiente natural para o desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para o bem-estar físico e emocional das crianças. Além disso, promove a conscientização ambiental e o respeito pelo meio ambiente.

Direção EMEF Dona Augusta: Nas aulas de Aprendizagem Criativa, os alunos são estimulados a desenvolver a criatividade e o empreendedorismo. O trabalho todo é “mão na massa” e os alunos se sentem capazes de resolver e criar soluções para as diversas situações que surgem na escola e na comunidade escolar, além de terem a oportunidade de explorar seus interesses e talentos.

Direção EMEF Edmundo Strassburger: Os primeiros anos de nossa escola possuem, semanalmente, aulas de alfabetização. Elas contemplam o processo de alfabetização de forma lúdica, explorando a leitura e a escrita. O objetivo principal é a prática do reforço, de forma individual, a fim de suprir lacunas que estejam apresentando em sala de aula.

Direção EMEF Octacílio Ermínio Fauth: Atualmente, nossa escola se destaca pela recente formação da sua banda escolar. A Banda Escolar era um sonho antigo de toda comunidade do bairro, profissionais, alunos e familiares. No ano de 2022, nossa Banda deixou de ser somente um sonho e virou uma linda realidade! A Banda é composta por alunos do 4º e 5º ano, e fez sua estreia no IV Festival de Bandas Escolares.

Direção EMEF Marcos Silvano Vieira: O Grupo de Dança Gaúcha da EMEF Marcos Silvano Vieira, “Marcos da Tradição” atualmente conta com 46 alunos do 3º ao 8º ano, sendo divididos em dois grupos: mirim e juvenil. Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.

Direção EMEF Esperança: No Projeto de Matemática, os alunos constroem e exploram jogos pedagógicos, que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Como o jogo é um elemento mediador da aprendizagem, a oficina contribui positivamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo dos alunos, trabalhando habilidades específicas do componente de maneira lúdica e prazerosa.

Direção EMEF Princesa Isabel: O projeto de xadrez na escola é realizado desde 2010 com todos os alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, impulsionar a imaginação, a capacidade de concentração, o pensamento crítico e principalmente a autoestima. São anos de muitas vitórias e alegrias e muitas histórias para contar.