Campo Bom dá início ao ano letivo de 2024 com grande estilo em evento

Campo Bom – Uma das áreas de grande destaque em Campo Bom é a Educação. Para que o desempenho de alunos e docentes permaneça em evolução, a Administração Municipal não mede esforços para que crianças e adolescentes do município tenham ensino de qualidade.

Para dar início ao ano letivo de 2024, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) promoveu um encontro muito especial para todos os professores, diretores e auxiliares de ensino do município. No Teatro Feevale, os mais de 1.500 profissionais da rede pública de educação foram reunidos pela pasta, em parceria com a Administração Municipal.

Para tornar o momento ainda mais enriquecedor aos docentes, o professor César Nunes esteve presente para ministrar uma palestra abordando o tema “Educação, Humanização e Acolhimento: Educadores que esticam horizontes, Professores(as) que fazem a diferença na Educação para a vida”. O palestrante explanou aos presentes sobre a importância de um ensino com acolhimento e respeito às emoções dos estudantes.

As equipes diretivas, eleitas democraticamente pela comunidade escolar, retornaram às atividades na instituição de ensino no início de fevereiro. Os estudantes voltam às escolas na próxima segunda-feira (19), para mais um ano letivo de muito aprendizado e educação.

Profissionais qualificados para uma educação exemplar

O prefeito Luciano Orsi destaca que a Administração não mede esforços para promover a qualificação fos profissionais da educação. “Iniciamos as capacitações e palestras, que são fundamentais para que possamos ter equipes qualificadas e preparadas para receber os nossos quase 10 mil alunos. É uma missão grandiosa, mas todos se preparam bastante para que, a exemplo dos anos anteriores, seja um ano de muito aprendizado e que a Educação de Campo Bom permaneça sendo referência no Estado”, celebra.

Segundo a secretária de Educação Simone Schneider, a educação inclusiva e acolhedora é o caminho para um aprendizado de qualidade. “Receber os nossos professores é motivo de uma organização especial, para que possamos começar o ano muito bem, que é o que nossos professores e alunos merecem. A palestra do César Nunes traz, com muito carisma e carinho, essa necessidade que nós, como profissionais temos que ter para lidar com crianças e jovens, que é o acolhimento da melhor forma possível. O resultado vem na aprendizagem”, ressalta.

Investimentos garantem a qualidade do ensino

Campo Bom conta, atualmente, com 48 educandários na rede pública de Educação, entre municipais de educação infantil e ensino fundamental de anos iniciais e finais, e estaduais de ensino fundamental e médio. No total, mais de 10 mil estudantes estão matriculados nas instituições de ensino da cidade.

Um dos grandes investimentos da Administração Municipal para melhorar a qualidade da educação é a implementação do ensino em tempo integral, que acolhe até as 16h na escola. Além das aulas, os estudantes têm acesso a atividades no contraturno escolas e três a quatro refeições por dia.

Além disso, a Smec distribuiu, em 2023, uniformes escolares a todos os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais. A iniciativa busca a inclusão e equidade de todos os estudantes, além de garantir a segurança das crianças, visto que estão devidamente identificados.

Em 2024, a Administração Municipal prevê a entrega de uniformes escolares padronizados, também, aos alunos da educação infantil da rede municipal. Segundo a Smec, cada criança das EMEIs receberá sete peças.

Por Mairan Pacheco