Campo Bom adquire uma nova geração de telas interativas para escolas de ensino fundamental

Campo Bom – As escolas de ensino fundamental completo de Campo Bom receberam telas interativas para complementar as aulas. Foram 12 unidades distribuídas em um projeto piloto que, no próximo ano, deve ser expandido para mais unidades.

Na EMEF Borges de Medeiros a tela foi instalada na biblioteca, com o objetivo de diversificar os espaços, deixando a sala de informática para atividades mais direcionadas. Os aparelhos são uma variação mais moderna das lousas digitais, já usadas pelas escolas de Campo Bom há mais de 10 anos.
As novas telas possuem sistema Windows e Android e podem ser usadas, simultaneamente, por até dez alunos. A disponibilidade e localização varia em cada escola, mas a capacidade de utilização é bem variada. “Turmas de 1º a 9º ano conseguem explorar a tela. Ela pode ser interessante numa aula de alfabetização, ou como recurso para lógica em algum momento e até na educação física, como demonstrativo tático. Então ela é bem útil mesmo na rotina escolar”, comenta Janice Schwarz, assessora de Informática Educativa da Secretaria de Educação.
As telas fazem parte de um grande investimento da Prefeitura de Campo Bom em tecnologia para as escolas. Tablets, chromebooks, para alunos e professores, e laboratórios portáteis, estão entre os equipamentos que alcançam os R$ 5,5 milhões investidos.
A secretária de Educação, Simone Schneider, destaca que a modernização da sala de aula é uma evolução. “Precisamos avançar sempre. Os alunos estiveram agora em um longo período cercado por telas, a sala de aula também segue essa tendência. Estamos investindo nisso, tanto com os equipamentos, quanto nas capacitações e a felicidade é muito grande de poder ver esse tipo de material em escolas públicas”, destacou.

Tecnologia e educação unidas
Oportunizar que o aluno reconheça suas habilidades e ainda prepará-lo para o futuro é o papel da escola. A tecnologia é uma aliada importante em qualquer fase, como destaca o professor de Educação e Tecnologia Jorge Coelho. “A tecnologia é transversal dentro do universo da educação, ela não vive só como uma disciplina única, mas dá suporte para as demais. Isso é muito importante para atrair a atenção dos alunos e principalmente para eles se expressarem”, falou ele. “Ter essa diversidade dentro da escola (tablets, desktops, telas), também prepara eles pra esse universo de possibilidades, tanto no mundo do trabalho, quanto pesquisa ou outras áreas”.

Escolas que oferecem oportunidade
A área da educação é uma prioridade na administração de Campo Bom e, nos últimos anos, tem recebido o reconhecimento de todo esse trabalho através de premiações a nível estadual ou nacional.
O prefeito Luciano Orsi destaca os investimentos em educação feitos nos últimos meses. “A aquisição destas telas interativas se soma a um montante de R$ 5,5 milhões já aplicados no desenvolvimento do programa Educação Empreendedora, no desenvolvimento da educação em Campo Bom. Precisamos nos atualizar e andar junto da evolução tecnológica, para que nossos alunos possam acompanhar o mercado de trabalho que encontram posteriormente. Esse programa, que nos rendeu o prêmio do Sebrae Prefeito Empreendedor, transformou a realidade em sala de aula na nossa cidade, que hoje é ainda melhor; e cada um desses investimentos já fazem parte rotina dos estudantes”. disse.
“Esse equipamento tecnológico vem para gente avançar na aprendizagem dos nossos alunos, e também no sentido de inovar nas metodologias de trabalho, porque eles ficam mais interessados, se engajam e esse comportamento fica para a vida deles”, completou a secretária Simone.