Campo Bom abre ano letivo com palestra de Eduardo Shinyashiki para os profissionais da área da Educação

Campo Bom – Campo Bom deu início ao ano letivo de 2020 com um grande evento realizado no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, na tarde desta quarta-feira, 12. A ação, que reuniu cerca de 1.400 profissionais da rede municipal de educação de Campo Bom, trouxe aos presentes a palestra de Eduardo Shinyashiki, com o tema Competências Socioemocionais na Educação. Na exposição, Eduardo falou da importância das competâncias pessoal, social, cognitiva e produtiva, para o desenvolvimento educacional.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching.

Além de Eduardo,os profissionais puderam prestigiar a apresentação da cantora e instrumentista sapiranguense Nana Bernardes, e também homenagear profissionais da rede.

Sendo um evento de reencontro entre colegas e amigos, mas também de preparação e capacitação para o início do ano letivo, a secretária de Educação Simone Schneider, destacou a implementação, no município, da nova Base Nacional Curricular Comum que entrará em vigor, neste ano, em todo o Brasil, e que terá como foco a formação integral dos alunos, da Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Competência socioemocional

Em entrevista ao Jornal Repercussão, Eduardo falou um pouco sobre as competências abordadas na palestra. “As competências socioemocionais são quatro grupos de competências, que são definidoras na nossa vida. Competência pessoal, competência social, competência cognitiva e produtiva.” Eduardo garante que estas competências são essenciais para que “vivamos como queremos viver”. E explicou uma delas: “A competência pessoal é: quanta confiança você tem em você mesmo? Quanto você aprendeu a se dar valor? Porque as vezes, essas duas perguntinhas vão definir a trajetória da vida de uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa vai e desenvolve a competência cognitiva, ela estuda e aprende, vê tudo o que ela precisa para fazer um percurso muito legal, mas aí ela não confia nela e muitas vezes vem a outra parte da competência pessoal que é: quem é que está no comando, você ou seu medo, você ou suas emoções?”.

Base Nacional Curricular Comum será implementada na rede de ensino campo-bonense

De acordo com o site do MEC, “A Base Nacional Curricular Comum deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.”

Foto: Jordana Fioravanti.