Aulas no Estado estão suspensas até dia 30 de abril para evitar transmissão

Foto: Lilian Moraes

Sapiranga – O novo coronavírus está parando diversas atividades nos países atingidos e a educação é uma delas. Mesmo não apresentando o estágio grave da doença, as crianças são importantes transmissores do Covid-19 para as demais pessoas que interagem com elas, da família, professores e colegas. Por conta disso, os órgãos públicos e instituições privadas de ensino vêm debatendo a suspensão das aulas e maneiras de não afetar o ano letivo e formação de conhecimentos por parte dos alunos.

O governador do Estado, Eduardo Leite, decretou na última terça-feira, 31 de março, o adiamento do retorno às aulas, que já estavam suspensas nas escolas estaduais do dia 19 de março até esta sexta-feira, 3 de abril. Com a nova medida, os estudantes devem retornar as instituições somente depois de 30 de abril. “Jovens e crianças, embora não sejam os que se verifica maior letalidade, são agentes transmissores. Ao longo do mês de abril, mesmo que possamos estudar novas medidas lá adiante, não podemos regredir nas medidas de restrição de contato”, afirmou Leite.

Também na quarta-feira,01, o governo federal suspendeu a obrigatoriedade de dias mínimos para o ano letivo. Pela atual legislação, as escolas devem cumprir pelo menos 800 horas de aula divididas em, no mínimo, 200 dias letivos. Com a nova medida não será necessário cumprir com os 200 dias, mas as horas mínimas deverão ser cumpridas em um número menor de dias.

A determinação não especifica de que forma esse reajuste deve ocorrer. Na Unip/Capacitar, de Sapiranga, a vice-diretora, Josiane Borba, explicou que desde 20 de março, a instituição adotou medidas para não prejudicar os estudantes. “Nosso calendário não sofreu alterações. Seguiremos nossas atividades home office”, declarou.

Redes de ensino suspensas 

O decreto assinado por Leite engloba as redes de ensino pública e privada, do ensino básico ao superior. Antes da nova medida, as universidades Feevale e Unisinos já haviam prorrogado a suspensão das aulas. O Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/ RS) seguiu a determinação e manterá suspensas as aulas nas escolas particulares até 30 de abril. Em Sapiranga, as escolas São Mateus e Imaculado Coração de Maria já haviam decidido pela suspensão das aulas por tempo indeterminado. Já a Escola Duque, seguirá a medida estadual e suspenderá as aulas até dia 30 de abril, tanto na unidade de ensino infantil, como na do Centro. As instituições seguem oferecendo as atividades de forma online aos alunos.