Alunos dos anos iniciais da rede pública de Sapiranga terão inglês no currículo

Foto: Arquivo / JR

Sapiranga – Todos os alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Sapiranga terão aulas de língua inglesa no currículo. A partir deste ano, as turmas dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, serão contempladas com o conteúdo em outro idioma além do português. Até o ano passado, o inglês estava presente apenas na grade curricular dos estudantes dos anos finais do Fundamental, entre o 6º e o 9º ano.

Segundo a secretária de Educação de Sapiranga, Cláudia Kichler, a aplicação desta estratégia curricular para os alunos foi pensada tendo em vista a preocupação da pasta em oferecer, aos alunos dos anos iniciais, uma nova língua, para que tenham uma maior qualidade no ensino-aprendizagem. “Pensando o quanto é fácil a aprendizagem de mais uma língua com alunos menores, acreditamos que desde os anos iniciais, sendo oferecida a Língua Inglesa, os alunos irão se beneficiar muito, pois o quanto antes iniciarmos esta caminhada, melhor será o conhecimento construído. A língua inglesa nos anos iniciais se faz necessária para a inserção do educando na sociedade atual. Isto se deve por ela ser uma língua de comunicação mundial e nossos alunos, tendo essa oportunidade deste o 1º ano, terão uma boa base para os anos finais”, destacou a secretária Cláudia.

Novos cargos serão criados para disciplina

A secretária explica também que os professores que irão atuar nesta disciplina são concursados, e muitos receberam horas de convocação, ou seja, ampliação de carga horária. “Além disso, respeitando as limitações da Lei Complementar nº 173, nas próximas semanas serão tomadas algumas providências com relação a chamada de novos cargos”, reforça Cláudia.

Calendário será divulgado em breve

De acordo com a secretaria de educação sapiranguense, o Calendário Escolar – 2021 já está elaborado, mas não está oficializado. “Estamos aguardando o Decreto de aprovação para divulgação. A data para o início das aulas está prevista para 10 de fevereiro e o término para 23 de dezembro. A forma como as aulas irão retornar será definida de acordo com a bandeira que nossa região estará em fevereiro, sempre em conformidade com os protocolos sanitários vigentes”, explica a secretária de Educação.