Alunos de Nova Hartz aprendem sobre gêneros textuais a partir do projeto Repercussão na Escola

Nova Hartz – Uma turma de 5º ano, composta por 18 alunos entre 10 e 11 anos, aprendem de forma divertida e bastante instigante. Essa história é referente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bernardo Lemke, de Nova Hartz, em uma atividade inserida na temática Repercussão na Escola.

 

Com lições repassadas pela professora Liege Viana, os estudantes trabalham a disciplina de Língua Portuguesa, na temática Gênero Textual. A proposta teve início no começo deste mês, a partir da apresentação dos exemplares impressos do Repercussão às crianças.

Após, os estudantes, em duplas, participaram de uma espécie de sorteio, onde algumas cartas continham o título de uma notícia, que deveria ser encontrado na edição impressa. A partir daí, os estudantes foram desafiados a encontrarem os elementos formadores de suas notícias, que são: o que, quem, quando, onde e como ou porquê.

Orientações do trabalho

Após essa definição, os alunos precisaram comunicar aos outros, em forma de apresentação, quais eram esse elementos, a fim de que todos entendessem qual era a notícia.

“No final da aula, eles vão fazer um jornal deles, vão criar uma notícia da vida deles que seja verdade para apresentar na próxima aula. Vamos fazer um ‘Diário do 5º ano’”, explica a professora responsável pela ideia, Liege Viana, sobre o fim dessa proposta. Para ela, a importância em trabalhar o jornal impresso se torna especial pela veracidade das notícias, diferentes de vários portais digitais, por onde as informações costumam chegar até as crianças.

Exercendo a cidadania

Mais do que um momento de aprendizagem na Língua Portuguesa, uma lição sobre o contexto onde vivem. Assim observa a atividade desempenhada na Emef Bernardo Lemke a diretora do educandário, Kátia Daiane da Silva.

“O jornal físico traz para eles (alunos) uma ferramenta diferente do habitual deles, que é o mundo digital, muito aflorado. A própria leitura do livro físico também é incentivada quando eles têm o contato com o jornal físico. E o jornal traz uma fonte de informação que amplia a visão de mundo deles, que eles têm contato com informações, notícias da comunidade, amplia a cidadania”.

“Atividades bem legais”

Um dos personagens dessa história é Dudu, o Eduardo Duarte, de 10 anos. Para ele, as aulas são divertidas e o aprendizado muito importante.

“Eu estou achando bem legal e eu gosto bastante do Jornal Repercussão. Não conhecia antes, mas agora estou achando bem legal, porque podemos aprender sobre o jornal e, além, vamos melhorar mais ainda nossa leitura. Gosto bastante dessas atividades, ainda mais em grupo. Ficaram bem legais as atividades da profª Liege”.