Alunos de escolas de Campo Bom participam de palestra sobre educação ambiental

Campo Bom – Educação ambiental voltada para a preservação meio ambiente e a garantia de um  futuro para as novas gerações.

 

Esses foram os temas tratados nas atividades com os alunos das escolas Estrelinha Azul e Genuíno Sampaio, na terça-feira (04), com integrantes do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos.

A atividade foi articulada com a Secretaria de Educação e Cultura como uma ação do projeto Ecoeducação. Além disso, os alunos de ambas as escolas estão com feiras de ciências em andamento. Na Estrelinha Azul, no início do ano, as crianças começaram um projeto de confecção de brinquedos com materiais recicláveis. E, ao ver a situação do descarte irregular de resíduos na praça em frente à escola, decidiram recolher os materiais. Já para o segundo semestre, continuaram com o projeto abordando a forma correta de se recuperar, reduzir e reciclar o lixo.

“Atitudes como essa causam boas mudanças a longo prazo. Em dias de chuva mais intensa e rápida, o lixo acumulado em bueiros, por exemplo, causa o entupimento e impede o escoamento dá água. Assim, apenas com a educação, podemos mudar o futuro”, comenta o prefeito Luciano Orsi.

Durante as atividades, o mascote Soneco dançou uma música com os alunos e depois apresentou plaquinhas com as atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente, garantindo o devido entendimento.

O Pró-Sinos integra os 26 municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. A atividade de educação ambiental e saneamento básico é realizada nas escolas da rede pública em cada município. Basta a escola contatar a administração da cidade, informando sobre alguma atividade voltada para o cuidado com o meio ambiente, e verificar a disponibilidade da equipe do consórcio ir até a unidade.

Por Prefeitura de Campo Bom