Alunos das EMEFs 25 de Julho e Balduíno Wasem realizam ação de conscientização sobre a preservação do Ferrabraz

Por Prefeitura de Sapiranga – Na última segunda-feira, 5 de julho, os alunos do 3º ao 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) 25 de julho e Balduíno Wasem realizaram uma caminhada pelas localidades do Morro Ferrabraz. A atividade teve como intuito promover a preservação da natureza e a conscientização ambiental. O percurso, que teve 2,5 km e seguiu até a descida da Estrada São Jacó, foi acompanhado pelas professoras Ana Cristina Winter e Maricela Schuk e por agentes da Guarda de Trânsito.

 

Tudo começou com uma reportagem trabalhada em sala de aula. A matéria, produzida pelo Jornal Repercussão, abordava o projeto de incentivo à preservação ecológica da Administração Municipal em parceria com o Sebrae. A iniciativa em questão busca revitalizar a área rural e transformar o Morro Ferrabraz em uma atração turística, trazendo ainda mais visitantes à cidade.

O projeto chamou a atenção da professora Ana Cristina Winter, que levou a reportagem aos alunos e questionou-os sobre como poderiam cuidar da natureza com a presença de turistas nesses locais. “Com o aumento dos visitantes, percebeu-se a grande quantidade de lixo deixado às margens da estrada. Pensando nisso, criei o projeto da caminhada com os alunos, pois imaginei que seria relevante trazer essa questão para os pequenos, para que eles saibam desde cedo a importância de preservar o planeta e não colocar lixo na natureza”, disse a professora.

Além de aprenderem sobre a importância de cuidar da natureza, os 16 alunos que participaram da caminhada também coletaram o lixo encontrado pelo caminho e colocaram placas em pontos estratégicos, a fim de conscientizar os moradores e turistas quanto à preservação do Morro Ferrabraz.

A ideia principal do projeto é envolver os alunos como moradores ativos e cidadãos, para que cuidem do lugar onde vivem e tiram seu sustento. A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (a qual doou as placas que foram colocadas), e de Educação (Smed), através do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), e a segurança e acompanhamento disponibilizados pela Guarda de Trânsito.

Confira as fotos da atividade: