Além dos Muros da escola: Projeto RAPensando a Educação, de Campo Bom

Campo Bom – Hoje eu levo esperança para os muleques, levo a saída, através do RAP, mostro pra eles que tem uma solução, e ela não é, atrás de um oitão”. Versos da música “A vida não é só sol” do grupo Além dos Muros, do rapper e ativista social Wesley Sales, responsável por idealizar o projeto RAPensando a Educação em Campo Bom conta aquele que é o principal ideal do programa: afastar as crianças do mundo da criminalidade.

O projeto que atende mais de 400 alunos da EMEF Borges de Medeiros teve como principal alvo as crianças no início da adolescência, abordando o tema “o que eu quero para minha vida após a escola” e mostrando que todas as pessoas são importantes e que a vida no crime não compensa.

Wesley Sales comenta que logo no começo houve um pouco de resistência e preconceito de algumas pessoas, mas que todos entenderam o conceito do projeto: “Sempre tem aquelas pessoas que acham que o Hip-Hop é coisa de marginal ou que vai ensinar coisas erradas, mas muito pelo contrário. Tentamos mostrar para as crianças que elas tem uma ótima perspectiva de vida, desde que sigam estudando, respeitando os professores, familiares e sigam correndo atrás dos seus sonhos”, disse.

Foram criadas 26 músicas e 16 delas foram escolhidas para estar no CD HIP HOP EDUCAÇÃO, lançado em Dezembro. O CD foi produzido com a parceria do BECO 214, uma produtora de Campo Bom.

As oficinas foram feitas por Wesley com supervisão e apoio das professoras Mayara Leal, Tereza Carvalho e Natalia da Silva, com o custo de produção do CD sendo pago pelo grupo Além dos Muros.

O Grupo Além dos Muros possui página no Facebook e Canal no YouTube, onde produziram um documentário abordando o Projeto RAPensando a Educação.

Foto: Angélica Spengler.