Dia a dia Posts em destaque

Volta às aulas na região com novidades para recepcionar os alunos da rede municipal


  •   
  •  

Região – O início do ano letivo está se aproximando e os municípios da região se preparam para receber milhares de alunos. Em Campo Bom, as aulas retornam em 18 de fevereiro e são esperados 8.772 alunos no ensino municipal. Sapiranga estima número de 12.500 alunos e este percentual ainda pode se alterar, pois as matrículas ainda estão abertas. Nova Hartz também está com as matrículas abertas, por isto não forneceu números precisos.

As aulas em Sapiranga iniciam em 11 de fevereiro na Educação Infantil e dia 20 no Ensino Fundamental. Em Nova Hartz após o dia 18. Campo Bom abre matrículas para Ensino Fundamental e a Pré-escola no dia 11 de fevereiro, e de 25 a 28 de fevereiro, Nível 1 e o Nível 2 da Educação Infantil.



Para recepcionar os alunos, os municípios prepararam uma série de melhorias nos espaços, para embelezar os ambientes e proporcionar melhor aprendizado. Além disso, diversas atividades foram pensadas, como em Campo Bom, que contará com programação no contraturno escolar. “Nas Escolas infantis, as crianças serão recebidas com muita magia e encantamento, com princesas e personagens de desenhos animados”, destaca Simone Schneider, secretária de Educação de Campo Bom. Outros municípios também preparam novidades. Confira ao lado a lista completa de cada cidade.

Lideranças comentam

Simone Schneider, secretária de Educação de Campo Bom.

“É com muita alegria que, neste início de ano letivo, dou as boas vindas aos nossos alunos, professores, funcionários, pais e a toda equipe que compõe a educação de Campo Bom. Muitas são as ações de 2019, precisamos unir forças”.

Corinha Molling, prefeita de Sapiranga.

“A Prefeitura promove manutenção e reparos para esperar os alunos com as escolas limpas e organizadas. Espero que todos os professores e alunos tenham um ótimo ano letivo, com muito aprendizado e ensino, pois assim alcançarão o sucesso desejado”.

Veronice Zandoná, secretária de educação de Nova Hartz.

“Pensamos o ano letivo com muito carinho. Teremos novidades como disciplinas de alemão e articulação de saberes. Além disso, estamos já pensando na FEMIC que ocorrerá novamente neste ano e que em 2018 nos rendeu bons frutos e premiações em eventos de destaque”.

Flavio Foss, prefeito de Araricá.

“Até o fim de fevereiro, a Prefeitura qualificará a parte elétrica da escola Theno Grings. Com isso, o sistema ficará mais confiável e possibilitará a ligação de todos os ares-condicionados existentes no prédio. Na Escola Sonho de Anjo as portas estão em fase de substituição. Outra série de pedidos das diretoras das escolas estão em andamento”.


Sapiranga anuncia aquisição de mais um veículo para transporte de escolares

A Prefeitura está renovando sua frota escolar. A prefeita Corinha Molling entregou na tarde da segunda-feira, 28 de janeiro, um Micro-ônibus Volare ACESS EO 2019, de 22 lugares + 2 auxiliares para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O investimento é de R$ 274. 050,00. O veículo foi adquirido através do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação. A Prefeita Corinha destaca que a Administração Municipal busca proporcionar às crianças um transporte escolar de qualidade e seguro. “As crianças que utilizarão este transporte escolar estarão dentro de um veículo confortável, com ar-condicionado e principalmente com segurança. É o que todas elas merecem”. O novo veículo, na cor amarela de 22 lugares e dois auxiliares, conta ainda com espaço para cadeirante, além de ar-condicionado.

Também participaram da entrega do Micro-ônibus escolar, a secretária municipal Cláudia Kichler, Maria Celia Gallas, Leonel Fick, Igor Megusso e Rodrigo Machado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Escolas também receberão novas classes escolares

As escolas municipais receberão novas cadeiras e classes escolares. Ao todo, serão 240 novos conjuntos, sendo 80 conjuntos pequenos, 80 médios e 80 grandes. Eles serão distribuídos nas escolas conforme solicitação e necessidade. O valor do investimento nos 240 novos conjuntos de cadeiras e classes é de R$ 56.480,00.

Ações de volta às aulas

Sapiranga

Escola Waldemar Carlos Jaeger – Retirada do piso antigo e colocação de piso novo no saguão de entrada, interno e secretaria da escola. Colocação de porta e gesso no forro de alguns ambientes;
Escola Maria Ruth Raymundo – Pintura de corrimão externo;
Escola Rubaldo Emílio Saenger – Substituição do parque por piso nas salas;
Escola 1º de Maio – Troca do refeitório e cozinha com adequação para lavanderia;
Escola Oscar Félix da Silva – Substituição do piso nas salas;
Escola Cinderela – Reestruturação da cozinha com troca do piso, banheiro e lavanderia;
Escola Anita Lydia Wingert – Adequação da instalação elétrica interna; Todas as escolas receberão pequenos reparos, corte de grama, entre outras melhorias.
Extras: Atividades de recepção e boas-vindas preparadas pelas direções escolares. Seminário sobre Pesquisa Científica para professores. Palestra especial para professores no Centro Municipal de Cultura com a palestra “ Pesquisa: Científica ou Pedagógica?” com o Doutor Fábio Mendes. Muitas outras atividades.

Campo bom

Escola Morada do Sol – Construção de um ginásio de esportes;
Escola Amiguinho – Reforma completa com ampliação;
Escola Borges de Medeiros – Subestação de energia;
Escola Esperança – Construção de um refeitório;
Escola Rui Barbosa – Reforma dos sanitários; Revisão na rede elétrica e hidráulica de algumas escolas, limpeza de calhas, manutenção de telhados entre outros serviços; Novos colchões, carrinhos de bebê, louças, conjuntos de classes, entre outros móveis necessários para o bom andamento das escolas;
Extras: Além de diversas atividades no contraturno. Princesas, príncipes e personagens de desenho animado receberão as crianças; Durante a primeira semana de aula os pequenos contarão com brinquedos infláveis,piquenique no pátio, acampamento com barracas, brincadeiras com borrifadores de água, entre outras.

Nova Hartz

Escola Imigrante – Construção de uma nova cozinha;
Escola Maria Almerinda Paz de Oliveira, Imigrante, Primavera, Bernardo Lemke, Pastor Wartenberg e Albino Zimpel – Realização de melhorias;
Extras: Duas novas disciplinas de Alemão e de “Articulação de Saberes”, esta segunda para alunos de 6º a 9º ano com foco na pesquisa científica. Expectativa alta para a FEMIC que ocorrerá neste ano novamente, que em 2018 teve resultados satisfatórios.

Araricá

Escola Theno Grings – Qualificação da parte elétrica, a fim de suportar carga de ar-condicionados.
Escola Sonho de Anjo – Troca das portas das salas de aula;
Extras: Realização de uma série de pedidos de diretores para escolas.

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Gian Wagner / Arquivo JR

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 64
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse