Vítimas fatais de acidentes em Campo Bom predominam nas avenidas e RS-239

A reportagem do Jornal Repercussão prossegue com a série de reportagens que detalha o levantamento divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) que contabiliza, os dados de acidentalidade no estado. Nesta semana, você vai conferir detalhes dos acidentes ocorridos em Campo Bom. A contabilização do Detran para a cidade leva em conta os acidentes registrados entre 2010 e 2019. Neste período foram identificados 77 acidentes fatais que resultaram em 83 mortes, sendo que 2011 foi o ano mais violento com 12 acidentes fatais que resultaram em 12 mortes.

Analisando os dados é possível concluir que as vias com mais acidentes fatais são a RS 239 (34% do total), a Avenida dos Municípios, a Avenida Brasil e a Avenida São Leopoldo. Analisando somente as vias municipais, as avenidas citadas concentraram 51% dos acidentes fatais no período analisado, totalizando 26 acidentes.

O relatório do Detran identifica que do total de mortes ocorridas em Campo Bom, 66 eram homens (79,5%) e 17 eram mulheres (20,5%). Os dados detalham ainda que os jovens com idade entre 18 a 20 anos e com idade entre 30 e 34 anos correspondem a 24% dos óbitos de trânsito. Já os idosos com 60 anos ou mais representaram 17% das vítimas fatais (14 mortes), sendo 80% destes pedestres e ciclistas.

Mais de 40 mil veículos em 2020

A contabilização de dados também mostra a frota de veículos e de condutores de Campo Bom até junho de 2020 e o número de pessoas habilitadas para dirigir, na cidade. Até este período contabilizado, 43.568 veículos estavam registrados em Campo Bom, números que colocam a cidade como a 32ª maior frota entre os mais de 7 milhões de veículos registrados no estado. Os dados mostram ainda que até junho de 2020, 33.410 condutores habilitados para dirigir estavam registrados em Campo Bom, posicionando o município como o 31º com o maior número de motoristas do estado, que possuía um total de 5.073.148 condutores em junho de 2020.

Estudo da mobilidade urbana

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, observa que os números reduziram durante a pandemia, mas ressalta que “a tendência agora, com a retomada das atividades, é os números aumentarem, pois as pessoas voltam a circular mais nas ruas. Atentos a essa realidade, na Prefeitura de Campo Bom temos uma comissão, composta por representantes das Secretarias de Segurança e Trânsito e Obras, Serviços Urbanos e Planejamento, estudando a mobilidade urbana, analisando os locais de maior acidentalidade e fazendo intervenções, inclusive intensificando as barreiras nesses locais para inibir esse tipo de situação”, cita o prefeito.

Fiscalização constante para reduzir acidentes

O secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Constante Seara, lembra que na Semana Nacional do Trânsito foi executado um trabalho com distribuição de folders, barreiras educativas, escolinha de trânsito e palestras nas escolas municipais e estaduais. Seara destaca ainda que a comissão referida pelo prefeito analisa cada via com índices elevados de ocorrências para que a Secretaria de Segurança realize intervenções com o propósito de reduzir o número de acidentes. Passado um período, é feito um comparativo de dados, para verificar se os resultados são positivos. Se não surtiu resultado, outras intervenções são feitas. “Inclusive, entre outras medidas adotadas, estudamos solicitações de instalação de redutores de velocidade. Refizemos o contrato do pardal fixo da lomba da Av. Brasil, estamos adquirindo um radar móvel para a fiscalização nas vias e seguimos com as intervenções nos locais catalogados com maior número de acidentes”, ressalta Rosalino.