Vítima de infarto se reencontra com salvadores do Samu de Sapiranga

Sapiranga – O primeiro  atendimento prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de  Sapiranga foi determinante para salvar a vida de Enio Falcão de Souza em seu sítio no Morro Ferrabraz, em Sapiranga. Por isso, Souza fez questão de, pessoalmente, agradecer o condutor da ambulância Gilmar Gomes Mello e o técnico em Enfermagem Roberto Josué da Luz. O encontro ocorreu na última semana, quase três meses após o resgate, pois Souza foi internado e passou por cirurgia cardíaca de ponte de safena, troca de válvula mitral e implante de prótese de aorta. Souza chegou a enviar mensagem à Prefeitura para destacar o agradecimento ao pronto atendimento do Samu de Sapiranga, que é coordenado pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O reencontro dos personagens do resgate de 13 de maio ocorreu no dia 3 de agosto. Enio, que mora em Porto Alegre e é aposentado, agradeceu Gilmar e Roberto pelo atendimento. “Sapiranga está de parabéns pela excelência com o trabalho na saúde. Desde o primeiro atendimento com a equipe do SAMU, até dar a entrada no Hospital Sapiranga, fui atendido por profissionais que foram determinantes  para salvar a minha vida. São os verdadeiros anjos na terra”, destacou Enio Falcão.

O caso

A Central do Samu foi acionada às 23h30 do dia 13 de maio, um sábado, pela esposa que solicitou pelo socorro do esposo após a parada cardíaca. O primeiro atendimento foi prestado pelos agentes do Samu, o condutor da ambulância Gilmar Gomes Mello e o técnico em Enfermagem Roberto Josué da Luz.

“A noite estava chuvosa quando recebemos o pedido de socorro na localidade do Morro Ferrabraz. Nos deslocamos para o atendimento o mais rápido possível. Ao chegar no local, encontramos o paciente ofegante, e praticamente sem respiração. Imediatamente aplicamos  o oxigênio, estabilizamos o paciente e o encaminhamos ao Hospital Sapiranga”, afirmou Luz. Do Hospital Sapiranga – Sociedade Beneficente Sapiranguense, que se encarregou com os trabalhos de  recuperação do enfermo, o atendimento de Enio Falcão de Souza seguiu com o encaminhamento ao Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. Lá, ele foi  submetido a uma cirurgia cardíaca de ponte de safena, troca de válvula mitral e implante de prótese de aorta.

Fonte/Foto: Prefeitura de Sapiranga