Vídeo e fotos: Nova Casa do Imigrante foi oficialmente inaugurada no Parcão de Sapiranga

Sapiranga – Ocorreu na tarde da quarta-feira, 10 de julho, a inauguração oficial da nova Casa do Imigrante. A estrutura, localizada no Parque Municipal do Imigrante (Av. Mauá, 5864 – Oeste), foi construída sem qualquer verba proveniente do município, pois é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), aplicado a uma empresa que cometeu crime ambiental. Como resultado, a empresa que cometeu esta infração foi obrigada, pelo ministério Público de Sapiranga, a realizar uma compensação ambiental, que em primeiro momento, resultou no plantio de mais de 2 mil arvores, no local da infração, e no Parque do Imigrante, e por fim, na construção da Casa do Imigrante.

A obra teve início em fevereiro de 2018, com previsão de conclusão de maio deste ano, mas com um pequeno atraso. “Foi cerca de um ano e meio. A entrega deveria ter ocorrido antes, mas como devido a alguns percalços durante a obra, questões climáticas, acabou atrasando um pouco, mas preferimos atrasar e entregar uma obra bem-feita para que a comunidade possa aproveita-la com maior satisfação”, explica o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade Urbana, Carlos Maurício Regla.

A Casa do Imigrante conta com dimensão de 14,50 X 9,50m, resultando em um espaço de 203,52m², divididos entre sala de exposição, administração, dois sanitários, copa e um sótão habitável. Para a construção da estrutura foram utilizadas madeiras e alvenaria de tijolos. As telhas são cerâmicas e o piso de ladrilho e madeira. O local servirá como museu que contará a história da imigração alemã, com móveis e objetos da época. Além disso, servirá como nova sede do Departamento de Turismo.

Confira o vídeo do momento da inauguração abaixo

Confira fotos da inauguração

Discursos

Público

Inauguração

Texto e fotos: Taylor Abreu