Vídeo e fotos: Chuvarada gera transtornos em Araricá e Nova Hartz

Região – Os mais de 33 milímetros de chuva que caíram nos municípios do Vale do Sinos geraram transtornos pontuais para moradores de Araricá e Nova Hartz. Entre os cidadãos mais afetados estão munícipes da Rua São João, no bairro Campo Vicente, em Nova Hartz, e os moradores da Rua Martim Frederico Raschke, no bairro da Canoa, e na Rua Campestre, na altura do número 516, no Centro do município. Mas, também ocorreram transtornos aos arariquenses moradores dos bairros Imperatriz, Campo da Brazina e no Centro. Confira fotos no final do texto.

Sem redes de drenagem adequadas para escoar a água da chuva, casas foram tomadas pela água barrenta, e em algumas situações, agravadas por ruas de chão batido. Em um vídeo encaminhado por um leitor arariquense, o acesso ao Loteamento Sharas, no bairro Estação, a água impediu temporariamente o trânsito de veículos, e o consequente acesso às residências devido a correnteza que se formou em uma das vias de acesso. O Centro de Araricá, novamente, ficou alagado junto ao Largo das Azaleias e a ponte sobre o Arroio Ferrabraz. Em um vídeo, é possível ver uma caminhonete com dificuldade para transpor a barreira de água que se formou na Rua José Antônio de Oliveira Neto.

Rua de Nova Hartz registra alagamento em Campo Vicente
Em vídeo enviado por outro internauta, é possível perceber o grande volume de água que se acumulou na Rua São João, no bairro Campo Vicente. O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Willian Rodrigues da Silva contextualizou o problema. “A Rua São João possuía uma rede de drenagem que saia na Av. 20 de Setembro. Por falta de fiscalização na época, moradores construíram uma edificação em cima da rede, e essa rede cedeu e não tem como fazer mais manutenção. Para consertar a rede, precisamos de 160 canos de 60 milímetros (cada cano novo custaria R$ 80,00 reais). Reaproveitaremos canos de uma obra na Rua da Bica, para consertar esta situação na Rua São João e vamos solucionar o problema dos moradores”, explicou o secretário.

No momento mais crítico, por volta das 17 horas, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Hartz foi acionado e prestou auxílio aos moradores.