Vicente Selistre eleito Vice Presidentes da CTB Nacional

Por Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom

Com a eleição e a posse da nova diretoria, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) encerrou no sábado (14) seu 5º Congresso Nacional – o Congresso Wagner Gomes. O bancário Adilson Araújo, da Bahia, foi reeleito presidente da central. O Sindicalista Vicente Selistre, Presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom que vinha atuando também como Secretário de Relações Institucionais da entidade, foi eleito Vice Presidente da CTB Nacional, para um mandato de quatro anos (2021 – 2025), numa chapa única, composta por 157 sindicalistas que contou com o apoio de 98 % dos delegados ao Congresso.

Também estarão atuando como vice-presidentes, Valéria Morato (MG), Everaldo Braga (BA), Ivânia Pereira (SE), José Adilson (ES), Rene Vicente (SP), Ubiraci Dantas, o Bira (SP), e Vilson Luiz da Silva (MG).

Pela primeira vez na história da CTB, a direção executiva será majoritariamente feminina. De seus 73 integrantes, 38 são mulheres e 35, homens – um índice recorde de 52%.  Além do Companheiro Vicente, os sapateiros e sapateiras de Campo Bom estão representados  na Direção Nacional da CTB,  pela companheira Regina Knevitz (Diretora do Departamento da Mulher do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom) que foi eleita como Secretária Nacional Adjunta de Previdência Social e Aposentados; na Direção Plena da CTB, foi eleita Luciane Severo (Diretora da Secretaria Geral do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom).

O 5º Congresso aprovou a unificação entre CTB e CGTB, além de um Plano de Lutas. A programação foi semipresencial.

O Sindicato dos Sapateios de Campo Bom participou do Congresso, com 15 delegados reunidos de forma segura, obedecendo todos os protocolos sanitários que a pandemia exige, ou seja, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, no auditório Diniz Alves da Silva na sede da entidade.

Vicente Selistre esteve em São Paulo, na sede da CTB, inclusive fazendo parte da mesa na solenidade de abertura do Congresso, fazendo uso da palavra no evento em três oportunidades. O líder sindical campobonense destacou a importância do evento e ressaltando que o momento em que vivemos: “É de combate ao rentismo e combate ao uso do estado, ao sequestro da nação onde chefes nacionais não passam de fantoches do grande capital que cada vez mais busca o aumento do lucro sobre o valor do trabalho”.

Vicente em sua fala também ressaltou que: “o Sindicato é a casa da solidariedade, da fraternidade que tem que dialogar com todos setores da sociedade como os núcleos LGBTQIA+, os negros, as mulheres e a juventude”.  Selistre conclui dizendo que: “se faz necessário, aproximar os desempregados e defender o setor produtivo, defender a indústria como fator decisivo para gerar emprego e distribuir renda, nessa que é uma das maiores crises da história do país, com desemprego recorde e ameaça de miséria e fome aumentando a cada dia além da carestia que tem aumentado o arrocho salarial e as dificuldades financeiras da classe trabalhadora brasileira”.

Foto: Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom