Viagem com o bichinho de estimação exige atenção

Prevenção | Descubra os cuidados básicos a serem adotados

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

No período de verão é bastante comum viajarmos com nossos amigos peludos, seja para passeios curtos ou para passeios de férias, que estão cada vez mais frequentes com o aumento de hotéis e pousadas “pet friendly” no Brasil. Devemos sempre ter alguns cuidados, que podem ser iniciados desde bem cedo, como a adaptação para o transporte.

Para os gatos é muito importante a adaptação ao uso da caixa de transporte, que é extremamente importante, para qualquer passeio, mesmo para a ida ao veterinário para visita de rotina. Essa adaptação, deve iniciar muito cedo, ficando a caixa de transporte disponível e aberta para que o gato possa explorá-la e acostumar se, entrando inclusive para pequenos períodos de descanso.

Os cães também podem se aproveitar da possibilidade de usar a caixa de transporte em casa, para pequenos cochilos, fazendo-os se habituar a entrar na caixa sempre que necessário. Os cães também podem ser transportados utilizando o cinto de segurança, que é de uso obrigatório pelo código nacional de trânsito, sendo ele preso à peiteira ou prendendo a caixa de transporte. Existem vários modelos, o código de trânsito não determina qual deve ser utilizado.

Para viagens aéreas, é sempre importante pesquisar as exigências da empresa aérea com que será feita a viagem. A LATAM tem algumas restrições para algumas raças, que só podem viajar na cabine, desde que cumpram as exigências de peso e tamanho, e o transporte de algumas outras raças consideradas indóceis só é realizado pela LATAM Cargo. Em caso de voo onde será utilizado mais de uma empresa aérea, vale a regra da empresa que tem mais restrições.

Crédito da foto: Divulgação

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664