Vereadores de Nova Hartz valorizarão inovações de professores

Foto: Divulgação CVNH

A educação sempre é motivo de um olhar atento dos gestores públicos e iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos professores também atraem os olhares da comunidade. Pensando nisso, os vereadores de Nova Hartz aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (19), o projeto de lei de autoria do vereador Adriano Ferreira (PP), que cria a premiação “Inspiração na Educação”

Conforme o texto do projeto, a honraria será destinada à integrantes do corpo docente das instituições públicas de ensino da rede municipal e estadual de Nova Hartz. Em sua justificativa, Adriano mencionou a importância da valorização dos profissionais para o desenvolvimento da educação. “É incontestável o impacto que as ações dos professores e professoras possuem nos estudantes, através de suas práticas pedagógicas, por isso, é de extrema importância que estes profissionais se sintam valorizados e motivados à exercerem a docência com excelência”, fundamentou o parlamentar. Ainda segundo a justificativa, o intuito do prêmio é de motivar os professores a desenvolverem projetos e práticas pedagógicas inovadoras e criativas, que possam elevar a qualidade de ensino nas escolas de Nova Hartz. Antes de ser colocado em votação, o projeto foi debatido nas comissões e recebeu sugestões de outros parlamentares.

Três professores serão homenageados por ano

O projeto aprovado pelos vereadores na segunda-feira prevê que três professores que atuam em Nova Hartz serão homenageados a cada ano: um professor ou professora da Educação Infantil, outro de Ensino Fundamental e outro professor ou professora de Ensino Médio. A premiação será feita mediante a entrega de uma placa, em sessão solene, obrigatoriamente no mês de outubro. As inscrições poderão ser feitas até o mês de julho de cada ano e cada docente poderá inscrever apenas um projeto em cada ano, o qual deve ter sido desenvolvido e aplicado no mesmo ano ou no anterior ao da premiação.

Uma banca, formada por cinco membros voluntários da comunidade, será a responsável pela análise dos projetos inscritos, os quais serão avaliados em diferentes critérios e receberão pontuação em cada um dos critérios.

A cada ano, a abertura do período de inscrição de projetos para o prêmio “Inspiração na Educação” será divulgada pela Câmara de Nova Hartz nos canais oficiais de comunicação do Poder Legislativo.