Vereadores de Nova Hartz alertam sobre alta procura na área de saúde mental

Nova Hartz – Foi aprovado por todos os vereadores o projeto de lei 98-2021 que autoriza a Prefeitura a antecipar vencimentos e conceder descontos para o IPTU, em cota única, relativo ao exercício 2022. Para o pagamento antecipado, o vencimento ocorrerá no início de janeiro. A justificativa é de que esse recurso possibilita o pagamento integral da folha de pagamento dos servidores. Em outra esfera, o pagamento parcelado do IPTU dos proprietários de imóveis sem débitos oportunizará desconto de 8%.

 

Nas explicações pessoais, os vereadores demonstraram preocupação com alguns temas que são sensíveis aos cidadãos. “A fila por cirurgia contamos com cidadãos esperando a sua vez há três anos. A nossa referência de traumatologia e neurologia é Canoas. Porém, eles atendem mais de 150 municípios no Estado. Existem pessoas sofrendo e esperando o seu procedimento. Algo precisa ser feito. Outra dificuldade que constatei é a área de saúde mental. É um serviço que teve acréscimo na demanda e precisamos ter um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). É algo que precisa ser tratado como prioridade. Conversei com o secretário e vice-prefeito, Neri Chicatto, que está atento a essa dificuldade”, analisa o vereador do PSB, Vagner Surkampf.
Por sua vez, a vereadora Margarida da Costa, do Progressistas, avalia que os problemas na saúde preocupam, mas em outras redes eles também existem. “Está sendo feito o melhor na saúde. Percebemos que as pessoas estão um pouco impacientes, mas não é culpa do secretário Neri”, disse a vereadora, que aproveitou o seu espaço na tribuna para explicar ainda que a previsão para a entrega da Escola do Residencial da Bica, obra pública que se arrasta há mais de oito anos, tem previsão de entrega para 90 dias.

Conserto de ponte é indicado

O vereador do PSDB, Jaques Scalcon, pediu atenção da Prefeitura para a necessidade de consertar a ponte de madeira na Rua Angra dos Reis. “É necessário fazer o conserto da estrutura. Sabemos que existe recurso de emenda para a ponte nova, mas os acidentes estão ocorrendo com frequência no local”, alerta o vereador, que indicou ainda o conserto da ponte nas esquinas das ruas Francisco Haag e Amazonas. “Além disso, precisamos equacionar a ausência de neuropediatria na rede pública. As pessoas com necessidades especiais estão ficando sem atendimento”, pondera o vereador.

Sidnei Foss da Cruz, do MDB, comentou das dificuldades dos conselheiros tutelares nos atendimentos com as crianças. “Precisamos disponibilizar psicólogo e assistente social nas escolas municipais. Outra dificuldade é na disponibilização de psiquiatra no Posto de Saúde Central”, observa o vereador Sidinei.