Vereadores aprovam ingresso de Campo Bom em consórcio que trata da compra de vacinas

Crédito da foto: Cássios Schaab

Campo Bom – Esforços diários buscam proporcionar atendimento satisfatório no enfrentamento da pandemia de coronavírus pelo município. Na semana passada, mais 10 respiradores e 50 bombas de infusão foram agregadas pela Prefeitura à estruturação do Hospital Dr. Lauro Reus, possibilitando o suporte de respiração mecânica aos internados com a Covid-19.

E, nesta segunda-feira (15), o prefeito Luciano Orsi foi até a Câmara de Vereadores pedir a aprovação do Protocolo de Intenções de Campo Bom, com a Frente Nacional dos Prefeitos, para a aquisição de vacinas para o combate a pandemia de coronavírus e também a autorização para compra dos imunizantes. “O município assinou dois protocolos de intenções, um com a vacina de Oxford, e outro com a União Química, laboratório brasileiro que participa do consórcio envolvido na produção da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. Não sabemos e não podemos enganar ninguém que vamos conseguir comprar essas vacinas”, lembra Orsi, fazendo referência ao Plano Nacional de Imunizações (PNI), que deve ser seguido pelas prefeituras.

Porém, Orsi foi claro e disse que fará a sua parte como gestor caso o transcorrer da vacinação esteja abaixo das expectativas de celeridade. “Nós temos sete dias para vacinar, e em um dia, vacinamos todas as doses que chegam, mas sabemos que existe uma limitação de produção dos laboratórios. Os municípios querem ajudar e se tiver que colocar recursos, ajudamos com recursos, pois nessa hora, quanto menor tempo possível mudarmos a situação caótica que estamos sofrendo”, avalia Orsi.

Prefeito explica

Na Câmara de Vereadores, Luciano Orsi revelou até mesmo valores de recursos públicos que poderão ser utilizados na aquisição das doses da vacina. “Estimamos entre R$ 3 milhões a R$ 3,5 milhões de reais a compra de 80 mil doses de vacinas. Calculamos que existam entre 35 a 45 mil pessoas que poderíamos imunizar. Estamos aptos em todos os consórcios possíveis e estamos aptos a fazer esse investimento caso seja necessário”, destacou o prefeito, que fez um apanhado de todo o empenho da Prefeitura durante a pandemia.

Vereadores avaliam projeto das vacinas

Alexandre Hoffmeister
“Fico feliz em ser presidente e receber um projeto dessa envergadura. A Câmara de Vereadores, mais uma vez, dá demonstração de união e de sabedoria”.

Victor Souza
“É uma causa nobre, necessária, e eu sei que muitas coisas podem esperar. A vida não. Outros prefeitos do país também vão adotar essa medida”

Sandra Orth
“Sabemos o quanto essa doença vem se aproximando da gente. Desejo imensamente, nós como município, que consigamos comprar as vacinas e imunizar as pessoas”.

Jeferson Nunes
“Parabéns, Luciano. Vacina Já. Se não for via federal, será via municipal. É de extrema importância e esse ano vai ser um ano sofrido”

Jair Wingert
“Poderíamos vacinar 2 mil pessoas por dia com a aquisição da vacina. Em 33 dias, aplicaríamos a primeira dose. Daqui para frente será um novo normal.”

Celso Rodrigues
“Chegamos a 130 mortos e um número muito grande de infectados. Isso nos preocupa muito. A maioria que é entubada fica pela misericórdia de Deus.”