Vereadora Janice sugere que Araricá peça de volta ecógrafo ao Hospital de Parobé

Foto captada em 2015 | Grupo Repercussão

Araricá – Durante a sessão desta semana, os vereadores (as) aprovaram por unanimidade o projeto 14-2021, enviado pela Prefeitura, e que estabelece convênio com o Hospital Sapiranga. Pelo termo, a Prefeitura de Araricá repassará à instituição o valor de R$ 180.000,00 pelo período de oito meses (cerca de R$ 22.500,00 mensais). Com a medida, a população arariquense terá como referência dois hospitais da região: o São Francisco de Assis, de Parobé e o Hospital Sapiranga.

Entre os expedientes apresentados na sessão, destaque para o pedido de providências apresentado pela vereadora Janice Machado (MDB), que cobrou o resgate do aparelho de ecografia conquistado, em 2015, por Araricá, mas que em 2017 foi repassado para o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé. Outro pedido, mas desta vez de informação, também da vereadora Janice, busca esclarecimentos se existe fila de espera para a realização do exame e quantas pessoas já fizeram o uso deste serviço nos últimos meses. “O aparelho foi adquirido para melhor servir a nossa cidade e, agora, ele está fora do município. E, fiz um levantamento, e muitas pessoas fazem o uso desse exame de ecografia. As gestantes, por exemplo, necessitam de cinco ecografias na gestação. Algumas mulheres me contataram e me revelaram que não tem agenda, e quando há, não atende a necessidade delas, e o exame, acaba ficando para depois. Quando tínhamos o aparelho aqui, ele era 100% gratuito e era disponibilizado à todas. Por isso, apresentei esses pedidos para reavermos o aparelho de volta. Quero saber os termos que ele foi cedido”, cita Janice.

Fique por dentro dos termos

Em 2015 o Jornal Repercussão registrou a chegada do aparelho e o anúncio do novo serviço em Araricá. Um ano depois, em 2016 (imagem menor), a reportagem mostrou o fim da fila de espera das cidadãs arariquenses que aguardavam há anos por um exame de ecografia. E, em 2017, a Prefeitura de Araricá anunciou o repasse do aparelho para o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé. Em contrapartida, a Secretaria da Saúde arariquense utilizaria mais de 50 exames de ecografia mensais, inclusive, exames de na instituição de saúde vizinha.