Vereador Max propõe instalação de argolas em estacionamentos públicos para motos

Região – Em menos de 24 horas, dois furtos quase que idênticos de motocicletas do mesmo modelo, mas em municípios distintos (Taquara e Sapiranga). E a consequência, ao menos desta vez, foi de prisão dos criminosos pela Brigada Militar.

O furto de duas motocicletas Honda Biz (uma ano 2005) levantou um debate pertinente através do vereador de Campo Bom, Max de Souza (MDB). Através de um requerimento direcionado ao prefeito, Luciano Orsi, a liderança campo-bonense sugeriu um estudo de viabilidade para a implantação de argolas ou barras de ferro presas ao chão. A medida, proporcionaria um recurso adicional de segurança aos proprietários e motoristas habituais deste tipo de transporte. “Esta é uma alternativa viável para proporcionar uma maior sensação de segurança aos motociclistas que utilizam os estacionamentos públicos, e que devem ser identificados pelo poder público”, pondera o vereador.

Uma eventual instalação de argolas ou barras de ferro em estacionamentos públicos em ruas e avenidas seria uma alternativa de proteção, junto aos estacionamentos, bem como uma barreira contra a ação dos marginais.

Sugestão de morador

A sugestão apresentada pelo vereador Max à Prefeitura foi recebida através de um problema real vivenciado pelo campo-bonense chamado Amaranto, morador do bairro Quatro Colônias, e que foi vítima de um furto idêntico, em Campo Bom, mas no ano de 2018. Naquela oportunidade, eu estava na área central, e coincidentemente, eu estava procurando uma moto para comprar. Deixei a minha Honda Biz, 2002, estacionada em um determinado local, quando voltei ela não estava mais estacionada. Haviam levado ela. Tempo depois, recebi a notícia que haviam encontrado ela em um blitz, em Gravataí. Mas, acabei comprando uma outra motocicleta”, relembra Amaranto.

Detalhes dos crimes nesta semana

SEGUNDA-FEIRA (19), EM TAQUARA

Dois ladrões, em uma motocicleta Honda Titan, de cor azul, furtaram uma motocicleta Honda Biz, que estava estacionada na Rua Ernesto Alves, no bairro Jardim do Prado, em Taquara Era por volta das 11 horas, quando os dois elementos se aproximaram e identificaram a motocicleta. Rapidamente, um dos elementos desceu, subiu e disfarçou que era o real proprietário, ligou a moto e a furtou do local.

TERÇA-FEIRA (20), EM SAPIRANGA

Na tarde da terça-feira (20), depois da dupla furtar pela manhã uma Honda Biz na Rua Visconde de Pelotas, em Sapiranga, os elementos foram perseguidos pela RS-239 após serem flagrados com a uma das motos furtadas. Durante a fuga que se estendeu até o Residencial Azaleia, diversas guarnições da Brigada Militar participaram do cerco aos criminosos, identificados como Rafael Diogo Schmitt, 26 anos, e Geison José da Silva, 29 anos

Sugestão para locais movimentados

Na avaliação do campo-bonense, a iniciativa do vereador Max de Souza, é uma boa alternativa para ser implementada em Campo Bom. “Acredito que se não for possível colocar em muitos locais, ao menos, nos principais pontos da área central do município. Isso ajudaria e muito os motociclistas. Acredito que é uma ideia para ser pensada e estudada com carinho pela Prefeitura”, pondera o morador de Campo Bom, que reitera. “Isso pode até ajudar quem vem de fora, pois quando alguém tem um bem furtado, a notícia se propaga e pode até afastar as pessoas de virem para Campo Bom conhecer o que existe de interessante aqui como as opções de lazer”, avalia o morador.

Vendidas por pouco mais de R$ 1.000,00

Uma fonte policial confidenciou que estes criminosos costumam furtar motocicletas de baixo valor e revender, por preços abaixo do mercado, para compradores desavisados, rodarem ilegalmente com as motocicletas, em via de regra, em áreas rurais ou afastadas do cerco policial, comum nas áreas centrais dos municípios.