Vazamento de amônia em frigorífico desloca equipes dos Bombeiros de Sapiranga, Nova Hartz e Parobé

Região –  Um vazamento de amônia na planta de Parobé de um frigorífico deslocou, no início da noite desta segunda-feira, 16, equipes do Corpo de Bombeiros de Sapiranga e Parobé, e ainda Bombeiros Voluntários de Nova Hartz para o atendimento. Juliano Portela Moreira, 34 anos, funcionário do frigorífico, ficou ferido ao abrir uma válvula para liberar a passagem da amônia via um sistema de tubulação, quando a válvula se rompeu, fazendo com que o produto tóxico o atingisse diretamente. Ele foi transferido, consciente, ao Hospital Sapiranga.

Conforme o sargento e comandante do Corpo de Bombeiros de Parobé, Glaiton Silva Contreira, o vazamento, que logo foi estancado, não foi grande. Mesmo assim, o local permaneceu isolado por cerca de uma hora até que todos os gases e vapores tóxicos se dissipassem com as correntes de ar.

A amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo, muito irritante para as mucosas, vias aéreas e olhos.

Também nesta segunda-feira, 16, mais cedo, uma explosão de uma caldeira em um outro frigorífico localizado em Taquara, resultou na morte de duas pessoas e outras quatro feridas. As duas vítimas fatais, segundo o Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, estavam próximas da caldeira no momento da explosão, e foram arremessadas por mais de 20 metros.