“Vamos fazer de tudo para imunizar as pessoas”, diz prefeita Carina, de Sapiranga

Vacinação iniciou com os profissionais da saúde no mês de janeiro (Foto: Sabrina Strack)

Sapiranga – O município ultrapassou nesta terça-feira, dia 16, a triste marca dos 200 mortos por complicações da Covid-19. O dia com maior registro de óbitos desde o começo da pandemia ocorreu na sexta-feira passada, 12, com 12 falecimentos. Nesta terça, foram outros 11 óbitos, segundo maior dia com mortes.
Em entrevista do Grupo Repercussão, a prefeita Carina Nath enumerou todas as ações que o Poder Público vem desenvolvendo para conseguir atender o maior número possível de pacientes e, ao mesmo tempo, tentar barrar o contágio. A chefe do Executivo, no entanto, também voltou a pedir conscientização da população. “Já pedimos e muitas pessoas atenderam, mas muitas ainda não nos ouviram. No último final de semana, a fiscalização ainda teve muito trabalho, flagrando aglomerações”, alerta a prefeita.

Fechamento de postos com foco na emergência

Nas últimas semanas, entre os esforços da Administração para atender a demanda de pacientes suspeitos e com Covid, foram feitas mudanças. Uma delas foram a transferência da tenda Covid para o Parque do Imigrante. “Melhoramos a estrutura e o espaço ficou mais adequado. Além disso, temos uma equipe com até cinco médicos, que foi ampliada”, conta Carina. Para conseguir realocar médicos para a tenda, assim como para a UPA e hospital, Carina optou pelo fechamento de cinco postos de saúde. “Também fizemos investimentos para ampliar leitos no hospital, para reestruturar a UPA. Estamos buscando ajuda, estamos fazendo todo o município para atender a comunidade da melhor maneira nesse momento. Mas volto a dizer: também precisamos da ajuda da população, somente o Poder Público não consegue fazer tudo. A comunidade precisa se cuidar”.

Busca por vacinas entre as ações

A prefeita Carina reafirma que o município está mobilizado para tentar conseguir vacinas, além das demandas vindas do Governo Federal, para a imunização em massa da população. “Assinamos o termo de compromisso (de integrar o consórcio público entre municípios para a compra de vacinas) e já encaminhamos um projeto de Lei à Câmara de Vereadores para a compra de vacinas. Também assinamos outro termo com a Famurs. O município vai fazer de tudo para imunizar as pessoas o quanto antes”, garante a chefe do Executivo. O projeto de Lei que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde, encaminhado pela prefeitura à Câmara foi aprovado pelos edis nesta terça-feira.