Valetec atrai empresa na área de biotecnologia

Novos negócios | Empresa deve gerar 200 empregos 
Campo Bom – O Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Valetec) passa a contar com a primeira empresa na área de Biotecnologia. Foi formalizado o ingresso, na unidade de Campo Bom, da FK Biotecnologia S.A.- FK Biotec, empresa nacional reconhecida pela realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de imunodiagnóstico humano e vacinas terapêuticas anticâncer. “A presença da FK deverá atrair outras empresas de biotecnologia para o Valetec”, afirma Cleber Prodanov, que no mês passado assumiu a Pró-reitoria de Inovação da Universidade Feevale tendo, como uma das principais metas, o incremento do Parque.
Com a escritura de compra e venda de uma área de 10 mil m² em Campo Bom, assinada pelo prefeito Faisal Karam e pelo diretor-presidente da FK Biotec, Fernando Thomé Kreutz, a empresa prevê para o segundo semestre deste ano o início da construção no Parque Tecnológico do Vale do Sinos. Serão quase três mil m² de área construída, divididos entre o setor administrativo-comercial, a produção de saneantes biológicos e a produção de kits de diagnósticos. A estimativa é que a planta gere em torno de 200 empregos, entre diretos e indiretos. “É importante ressaltar que esses empregos gerados são de alto impacto. Hoje, por exemplo, quase 60% dos nossos funcionários possuem doutorado”, diz Kreutz.
Mais emprego e renda
Para o prefeito de Campo Bom, Faisal Karam, parcerias como essa convergem para o crescimento e confirmação da vocação do Vale do Sinos na área de alta tecnologia. Além de contribuir para a diversificação da produção, a instalação da empresa refletirá em emprego e renda. “Essa parceria é fundamental para a região se diversificar cada vez mais e será um referencial em novos produtos de alto valor agregado”, destaca Karam.