Vai começar a vacinação contra a gripe

Região – A campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 01 de junho. O chamado dia D está previsto para 12 de maio (sábado), onde postos estarão abertos para a vacinação da Influenza. A intenção nos quatro município (Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga) é vacinar 90% das pessoas do grupo de risco – meta do Ministério da Saúde.

No grupo prioritário de vacinação estão: educadores; crianças de 6 meses até menos de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias); trabalhadores da área da saúde; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade; povos indígenas. Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais também fazem parte do grupo de risco.

Secretário de Saúde de Nova Hartz, Neri Chicatto, destacou a importância de se vacinar. “Ressaltamos a importância da vacinação contra a gripe, principalmente nos grupos prioritários, para conseguirmos atingir o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza na população alvo da campanha. A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos como febre alta, obstrução nasal, cansaço, dor no corpo, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto”, salientou.

Locais e horários de vacinação nos postos da região

Araricá

A vacinação será realizada no Posto Central de segunda a sexta-feira das 8 horas ao meio dia e das 14 às 18 horas; e no Posto Ana Neri, bairro Imperatriz, será de segunda a sexta feira das 8 horas até ao meio dia e das 13 às 17 horas. No dia D, a vacinação ocorre das 8 às 17 horas.

Campo Bom

A vacinação será realizada nas UBSs de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontecerá das 7h30 às 16h30, e do Centro Materno Infantil, que vacinará das 7h30 às 18 horas. No dia 12 ocorre o dia D.

Nova Hartz

Durante a campanha, a vacina será oferecida nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Campo Vicente, Imigrante, Liberdade e Vila Nova, além da sala de vacinas Central das 08 às 12 horas e das 13 às 18 horas de segunda a sexta-feira. No dia 12 de maio os postos abrirão das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Sapiranga

A vacinação ocorre junto com as vacinas de rotina, em todas as salas de vacinas das unidades de saúde. No dia 12 às salas de vacinação estarão abertas em horário a ser divulgado pela Secretaria de Saúde.

Resistência

A meta de vacinação do Ministério da Saúde é 90% das pessoas pertencentes a cada grupo de risco. Entretanto, municípios vêm enfrentando dificuldades de atingir a meta, principalmente no grupo das gestantes. Secretarias da Saúde acreditam que isso acontece pelo medo que estas mulheres têm que a vacina faça mal ao feto.

Em Sapiranga foram aplicadas 10.670 doses em 2017. O município teve uma cobertura vacinal de 77,16%. Em Campo Bom foram imunizados 19.012 pessoas. Só não foi atingida a meta no grupo das gestantes, onde foram imunizadas 88,01%. Em Nova Hartz foram vacinadas aproximadamente 3.500 pessoas dos grupos prioritários, alcançando 78% da população. Sendo que no grupo das gestantes teve menos adesão – 64.44%. Em Araricá foram imunizadas 2536 pessoas.

Texto: Bruna Bertoldi          Fotografia: Eder Zucolotto