Vacinação da Covid-19 avança e mais de 12 mil doses já foram aplicadas na região

Desde os registros dos primeiros casos da Covid-19, a esperança pelas vacinas para tratar a doença estão entre os desejos que a população mundial mais almeja. E após a liberação das vacinas por parte das agências reguladoras, estar imunizado contra a doença é uma esperança que se renova a cada dia. Na região de cobertura do Grupo Repercussão, a vacinação iniciou ainda em janeiro, quando os primeiros imunizantes foram recebidos pelas prefeituras. Desde então, pessoas dos grupos prioritários, com idosos e profissionais da saúde em sua maioria, estão sendo vacinadas na medida em que as doses são recebidas pelos municípios. Com base em dados atualizados pelos municípios e também pelo Governo do Estado, até a última terça-feira, 23, cerca de 10 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 2,7 mil já foram vacinadas também com a segunda dose nas cidades de Sapiranga, Araricá, Campo Bom e Nova Hartz. Cada município é responsável pela organização das ações de vacinação, porém a distribuição dos imunizantes é coordenada pelo Governo do Estado conforme o número de vacinas que são recebidas em cada lote enviado pelo Governo Federal.

Apesar do Ministério da Saúde ser o responsável pela aquisição das doses, as cidades já se preparam para adquirir vacinas caso as entregas federais dos imunizantes não sejam suficientes em tempo hábil. A prefeita Carina Nath e os prefeitos Luciano Orsi e Flávio Jost já assinaram protocolos de intenções para compra de vacinas através de consórcios públicos. Enquanto as imunizações não estão disponíveis para toda a população, os especialistas seguem recomendando a adoção das medidas de prevenção para combater o coronavírus. evitar que mais vidas sejam perdidas.

Descontração e esperança na fila da vacinação

No último sábado, 20, Campo Bom iniciou a vacinação para idosos com mais de 70 anos. O ginásio do CEI acolheu as pessoas que não puderam ir de carro e receber o imunizante em sistema drive-thru, realizado na avenida ao lado do ginásio. As 1200 doses foram aplicadas ainda pela manhã, o que não permitiu que todas as pessoas que se dirigiram ao local fossem imunizadas. Assim que novos lotes forem recebidos, a Secretaria da Saúde deve divulgar um novo cronograma de imunização para essa faixa etária. Entre as pessoas que estavam na fila e conseguiram ser imunizadas, estão Osmar Carvalho e Geci Martins dos Santos. Próximos de entrarem no ginásio para receber a imunização, não escondiam a alegria do momento histórico. “Até o jornal veio acompanhar a minha vacinação”, brincou Osmar. “Estou muito feliz”, disse Geci, que foi até o local acompanhada do filho. Apesar do momento complicado enfrentado pela população, o momento da vacinação será lembrado por muitos anos. No período em que acompanhou a vacinação, tanto nos carros como no ginásio, a reportagem flagrou diversas pessoas fotografando e filmando os familiares sendo imunizados e quem recebia a dose estampava o sorriso no rosto.

A palavra dos vacinados

“Eu quase não dormi ontem quando o pessoal da saúde foi na minha casa me avisar que eu seria vacinado. Estou muito feliz de estar aqui e Campo Bom está de parabéns por esse momento”, Osmar Carvalho, 74 anos.

“A alegria é muito grande. Eu não esperava chegar esse dia e graças a Deus que veio a vacina para nós. Eu estou muito feliz de estar aqui nessa fila e poder ser vacinada. Agora me sinto mais leve”, Geci Martins dos Santos, 73 anos.