Vacinação contra gripe inicia dia 10 para crianças e gestantes nos municípios

Região – A campanha de vacinação contra a gripe começa mais cedo no Rio Grande do Sul neste ano. Assim como os outros dois estados da Região Sul, a estratégia será iniciada em 10 de abril, cinco dias antes do restante do país. Conforme o governo do estado, de 10 a 19 de abril, a campanha será direcionada prioritariamente para gestantes e crianças, que neste ano tiveram a faixa etária estendida, abrangendo agora as maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade.A partir do dia 22, até o dia 31 de maio, os demais grupos – pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores – podem receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde. O dia 4 de maio é dia da mobilização nacional.

A campanha em Sapiranga será realizada seguindo a definição de grupos prioritários para receber as vacinas. Conforme a Secretaria de Saúde, o município aguarda demais orientações da campanha, que provavelmente serão repassados nos próximos dias. Da mesma forma Campo Bom, cuja equipe da Saúde participou na tarde desta quarta-feira, 3, de uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, para a definição da campanha.

Composição atualizada

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, a dose foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância em se repetir a dose. A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é que seja administrada ainda durante a campanha, pois como a imunização leva em torno de 15 dias, a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.

Nova Hartz segue datas estaduais

Texto: Sabrina Strack

Foto: Divulgação