UTI neonatal do Hospital Sapiranga liberada para atender pelo SUS

Região – Um convênio assinado nesta quarta-feira (1), na Secretaria Estadual da Saúde permitirá que a partir de agora o Hospital de Sapiranga possa atender pelo SUS na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

O deputado João Fischer (PP), trabalha nessa questão há meses e assinou o contrato como testemunha, juntamente com o secretário João Gabbardo e o presidente da casa de saúde, João Wolff. “Essa é uma conquista da Saúde regional, uma vez que Sapiranga atende outros municípios também”, lembrou o parlamentar.

A assinatura do convênio era uma necessidade, tendo em vista o credenciamento da UTI realizado recentemente pelo Ministério da Saúde, o que possibilitará o repasse de recursos pela União.

A administradora, Elita Cofferri Herrmann, destacou que a UTI Neonatal está em funcionamento desde janeiro, mas somente agora poderá ampliar o atendimento. “Essa habilitação é de fundamental importância para a comunidade regional, pois o hospital tem aproximadamente 1.600 nascimentos/ano e 60% destes partos são pelo SUS”, destacou.

Até o momento, explicou a diretora, era preciso encaminhar os recém nascidos que precisavam de cuidados intensivos para outros municípios através da Central de Regulação. “Muitas vezes, as famílias ficavam por dias aguardando leito. Este é mais um serviço que o Hospital passa a oferecer aos usuários e agora também ao SUS”, definiu.

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, valorizou o anúncio. “É uma importante conquista. Temos que reconhecer, também, o empenho do deputado federal, Renato Molling, que teve audiências com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília”, recorda Corinha.

Em vários momentos o Repercussão abordou o caso da UTI NEONATAL do Hospital Sapiranga. Confira clicando aqui , aqui e aqui.